Durante a Operação Esforço Concentrado, em combate aos homicídios, assaltos e tráfico de drogas no Sertão, policiais militares da 2ª CIPM  receberam informações  que um suspeito estava portando arma de fogo na Fazenda Manguinha, zona rural de Cabrobó. 

Foi feito o deslocamento ao local, e encontrado o homem com uma espingarda calibre 12 e cinco munições intactas, além de uma pistola calibre .380, com 20 munições do mesmo calibre, em dois carregadores. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município, onde também foram entregues as armas apreendidas, para a tomada das providências legais.

alt

As equipes masculina e feminina da seleção brasileira, que vão disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na modalidade do futebol, descobriram nesta quarta-feira (21) os adversários que vão enfrentar na fase de grupos da competição. 

A seleção brasileira masculina defenderá o ouro olímpico conquistado no Rio, em 2016, em uma chave composta por Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita na primeira fase. O Brasil encabeçou o sorteio que definiu os confrontos do grupo D.

A trajetória do Brasil na competição começa em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. O primeiro jogo é uma reedição da final olímpica de 2016, que conferiu o ouro ao Brasil, nos pênaltis. Em seguida, no dia 25, os atuais campeões enfrentam a Costa do Marfim, no mesmo estádio. A última disputa da primeira fase ocorre no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

Apenas as duas melhores equipes de cada grupo poderão seguir na competição. Ao todo são 16 seleções distribuídas em 16 chaves. Com o fim da fase de grupos, a disputa seguirá no formato mata-mata a partir das quartas de finais até a decisão.

Confira abaixo as informações sobre os jogos do Brasil:

1ª rodada

  • Brasil x Alemanha
    Estádio Yokohama
    Data: 22 de julho
    Horário: 5h30 (de Brasília)

2ª rodada

  • Brasil x Costa do Marfim
    Estádio Yokohama
    Data: 25 de julho
    Horário: 5h30 (de Brasília)

3ª rodada

  • Brasil x Arábia Saudita
    Estádio Saitama
    Data: 28 de julho
    Horário: 5h (de Brasília)

Veja quais seleções estão em cada grupo:

Grupo A

  • Japão
    África do Sul
    México
    França

Grupo B

  • Nova Zelândia
    Coreia do Sul
    Honduras
    Romênia

Grupo C

  • Egito
    Espanha
    Argentina
    Austrália

Grupo D

  • Brasil
    Alemanha
    Costa do Marfim
    Arábia Saudita

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou a entrega dos livros didáticos para todos os 1.043 alunos matriculados na Educação Infantil do município. Os livros foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, um investimento de mais de R$ 156 mil. Devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades escolares estão sendo realizadas de forma remota e a entrega dos livros está obedecendo às orientações sanitárias de prevenção contra a Covid-19.

“Adquirimos esses livros com recursos próprios, é um material de excelente qualidade que chega para contribuir com a alfabetização dessas crianças. Estamos sempre trabalhando para continuar oferecendo aos nossos alunos as melhores condições de infraestrutura nos equipamentos educacionais e materiais didáticos de qualidade”, disse o prefeito Ângelo Ferreira, que esteve presente durante a entrega dos livros para estudantes do Centro de Educação Infantil Prefeito Raimundo Alves Góis Melo, na sede, na segunda-feira (19).

Foi adotada a Coleção Prosinha Educação Infantil, estruturada em três níveis e cada um se divide em dois volumes organizados em unidades temáticas ancoradas nos seguintes eixos: Linguagem oral e escrita; Matemática; Natureza e sociedade; Artes visuais; Música e movimento. A didática respeita as características de desenvolvimento de cada faixa etária e os campos de experiência previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. “Os professores da Educação Infantil participarão de algumas formações ao longo do ano. Nos dias 22 e 27 de abril realizaremos uma capacitação sobre a plataforma online da coleção para melhorar ainda mais a qualidade do ensino infantil”, disse a secretária municipal de Educação, Simoni Laet. Continue lendo

https://d1a5vuhmdbnak9.cloudfront.net/defesanet/site/upload/news_image/2019/08/44514.jpg

Nota Oficial

Em 28 de março de 2021, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras aprovou uma resolução deliberando que o caminho a ser seguido para a disputa eleitoral de 2022 será definido em conjunto com a Direção Nacional do Partido, que tem como foco central derrotar Bolsonaro e seus aliados, autores do genocídio em curso e responsáveis pela tragédia sanitária e pelas investidas cotidianas contra a democracia e contra os direitos da classe trabalhadora. Para vencer esses desafios temos plena sintonia com a orientação nacional de que é necessário buscar construir o maior número possível de alianças das forças progressistas nos Estados, objetivo que, como é natural, coloca Pernambuco no centro desse debate com o protagonismo que sempre teve no País.

Neste sentido, o PT de Pernambuco envidará todos os esforços para construir um caminho coerente com essa orientação e com os interesses do Partido no Estado. Aguardaremos assim a abertura formal das discussões sobre as táticas a serem adotadas nos Estados, quando então definiremos o posicionamento do Partido em Pernambuco: alianças com outras forças (entre estas, a Frente Popular de Pernambuco) e indicação de nomes para eventuais composições majoritárias, ou a apresentação de candidatura ao governo do Estado. Até lá, vale destacar, eventuais lançamentos de nomes a esses postos refletem tão somente manifestações de ordem individual sem qualquer respaldo da instância estadual do Partido.

Recife, 20 de abril de 2021.

COMISSÃO EXECUTIVA PT PERNAMBUCO

A infecção pelo coronavírus passou a ser o principal motivo para a concessão do benefício por incapacidade temporária pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo números do primeiro trimestre de 2021 levantados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Entre janeiro e março, 13.259 segurados do INSS precisaram se afastar do trabalho e receberam o benefício, antes chamado de auxílio-doença, devido a complicações de saúde geradas pela Covid-19.

O número é quase o dobro do que a segunda principal causa de concessão do auxílio, a hérnia de disco, que levou 8.053 trabalhadores a receber o auxílio-doença.

No ano passado, o coronavírus já tinha alcançado o terceiro lugar no ranking de afastamentos, com 37.045 casos entre março e dezembro.

Em primeiro lugar havia ficado o transtorno dos discos lombares (49.321 casos), seguido pela bursite e outras lesões na articulação do ombro (37.311).

Se comparadas as médias mensais de afastamentos por Covid-19 de 2020 e de 2021, foram 3.704 concessões mensais do auxílio no ano passado, contra 4.420 neste ano, o que mostra um avanço de 19,3%.  

Se tivesse atingido uma única categoria, o número de trabalhadores afastados neste ano devido à infecção pelo coronavírus seria maior que os cerca de 9.500 metroviários de São Paulo incluídos na campanha de vacinação da Covid-19 e representaria mais do que o dobro dos aproximadamente 6.200 guardas metropolitanos da capital paulista. Continue lendo

https://s2.glbimg.com/F7Qs4Owmq11JwQzbAH64UFLQJkg=/0x0:473x553/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/X/8/OA4pP3QxOdMzGsk4VxHA/vicente-nery.png

Agradecendo as orações dos fãs e amigos pela saúde do cantor Vicente Nery, o irmão e empresário Vilton Nery falou ontem ao comunicador Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM, de Tabira.

Vilton informou que o artista tem reagido positivamente ao tratamento contra a Covid-19, em um hospital de Fortaleza, e que está deixando a UTI e sendo transferido para o apartamento onde deverá permanecer sobre cuidados médicos até o final de semana quando deverá receber alta.

Perguntado se teria ideia de onde Vicente Nery teria se contaminado com o vírus, Vilton respondeu que tinha dúvida sobre a ida a sua cidade natal, Pedra Branca, no interior do Ceará, onde lá teria tomado banho de açude com amigos e fãs.

Mas declarou acreditar que o pior teria acontecido durante uma Live que fez com cantores amigos, onde sua sobrinha também teria contraído a doença.

Folha Política

O secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Geraldo Julio, e a secretária executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, andam debruçados sobre uma série de reuniões nos últimos dias, que visam a ajustes a serem imprimidos nas restrições estabelecidas pelo último decreto da gestão estadual, que previu, após a quarentena mais rígida de 14 dias, uma reabertura gradual a partir de primeiro de abril.

Além de irem à mesa com o secretário de Saúde, André Longo, Geraldo e Ana Paula também fizeram uma série de auscultas. Entre elas, com o Movimento Pró-Pernambuco, composto por entidades de classe representativas dos segmentos de indústria, comércio, serviços e de profissionais liberais. Como as restrições do último decreto perdem a vigência no próximo domingo, os auxiliares do governador Paulo Câmara andam fechando os últimos ajustes para anunciarem algumas reformulações.

Houve quem não descartasse que novas medidas pudessem ser anunciadas ainda hoje, quarta-feira, mas predomina, nos bastidores, a ideia de que o conjunto deve ser fechado até amanhã, quinta-feira.

“Tem setores totalmente fechados, o comércio de praia está totalmente fechado. Pode haver um ajustezinho”, observa uma fonte do governo, em reserva.

Nos sábados, domingos e feriados, as atividades econômicas estão permitidas, hoje, das 10h às 17h e há uma bolsa de apostas sobre flexibilização desse horário também.

Projeto prevê critérios para volta às aulas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (20), o texto-base do projeto de lei que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município. 

O projeto de lei, que agora vai para o Senado, torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que são aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia. Na prática, após aprovação do Senado, governadores e prefeitos não poderão mais determinar o fechamento dos estabelecimentos de ensino.

O texto prevê ainda, como estratégia para o retorno às aulas, critérios como prioridade na vacinação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas e a prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares pelo novo coronavírus. Esse retorno deverá ter ações pactuadas entre estados e municípios, com participação de órgãos de educação, saúde e assistência social.

A relatora do texto, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar. Ela destacou que muitas crianças da periferia, fora da escola, não têm alimentação adequada e não estão necessariamente isoladas. Continue lendo

No Agreste, árvore jorra água e católicos acreditam ser milagre; veja vídeo

Uma árvore está jorrando água há vários dias na cidade de São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano. Plantada ao lado do santuário dedicado a Frei Damião, a árvore estaria relacionada a um milagre, acreditam fiéis católicos da região. 

Todos os anos, entre os meses de agosto e setembro, o santuário recebe milhares de fieis devotos do Frade Capuchinho. A árvore onde o fenômeno foi notado foi podada recentemente e, desde então, uma água cristalina tem saído do seu interior. 

Desde que o assunto se espalhou pelas redondezas, várias pessoas têm ido ao local recolher a água com garrafas e copos. O pároco de São Joaquim do Monte, padre José Isael, disse que ainda não há explicação para o fenômeno. 

“A pessoa que trabalha lá disse que era uma coisa fantástica: estava jorrando água. Até hoje, mais de cinco dias depois, continua jorrando essa água no Cruzeiro. Agora, a gente ainda não sabe explicar. A explicação é um mistério. Mistério não se explica, só se contempla”, disse o padre.

Romeiros de outras cidades já começam a se deslocar até o local em busca da água. “O que me motivou a vir aqui foi à fé e o milagre. Sou devota de Frei Damião e quando soube desse fato quis vir aqui. Vou levar a água para alguém e vou tomar ela”, disse a dona de casa Rosilda, que saiu de Camocim de São Félix até São Joaquim, quando soube do caso. 

Ciência Continue lendo

Aos 61 anos, morre no Recife o cantor Augusto César, que estava com covid-19

Do Jornal do Commercio

O cantor Augusto César, de 61 anos, morreu no Recife, na noite dessa terça-feira (20). Diagnosticado com a covid-19, o cantor estava internado no Hospital HapVida da Caxangá, na Zona Oeste, desde o domingo (18).

A morte de Augusto César foi confirmada por volta das 22h30, pela equipe médica.

Piora

O filho de Augusto César, o músico José Augusto, afirmou que ele passou mal em casa. O cantor foi socorrido para um hospital público, mas o quadro foi se agravando. “Ontem, ele teve que ser transferido para o HapVida, onde recebeu todo o atendimento dos médicos, inclusive teve que ser entubado”, explicou.

Confirmação de covid-19

A equipe do cantor Augusto César, de 61 anos, confirmou o diagnóstico de covid-19 do artista, nessa terça-feira (20). O cantor tinha diabetes, e a covid-19 causou comprometimento dos rins, segundo informou a nota.

“Viemos através das redes sociais do cantor Augusto Cesar confirmar que nosso querido cantor encontra-se hospitalizado.

Augusto tem diabetes e foi confirmado para covid-19, causando comprometimento dos rins. Contudo ele está sendo bem cuidado e seu quadro é estável.

Contamos com vossas orações para que, em breve, possamos ouvir sua voz cantando e nos encantando novamente.

E não esqueçam! Cuidem-se e cuidem dos seus”.

Enterro

O cantor deve ser enterrado ainda nesta quarta-feira (21). “Ainda não confirmamos a hora do enterro, mas queremos que seja ainda hoje”, disse. O filho de Augusto César informou também que o sepultamento deve ser acompanhando apenas pelos familiares mais próximos.

Policiais portugueses checam passageiros de carros na fronteira com a Espanha

O Globo

Dados do Ministério das Relações Exteriores obtidos pelo Portugal Giro revelam: o número de brasileiros presos e detidos no exterior até o fim de 2019 – ano mais recente – subiu 39,2%. O total, segundo o Itamaraty, é de 4.982. Em 2018 eram 3.579.

Na Europa, são 1.616 (+10% em relação a 2018) e a maior quantidade está em Portugal: 524. Em dezembro de 2014, eram 285, um aumento de 83%.

Tráfico e porte de drogas são os motivos principais no geral (1.042 / 49,17%). Em Portugal, no primeiro semestre, 400 kg de cocaína foram apreendidos dentro de um contêiner vindo do Brasil. Em outubro, 170 kg da droga estavam escondidas em um jatinho. Já em fevereiro deste ano, outro jatinho rumo a Portugal foi apreendido em Salvador.

O sociólogo Antonio Pedro Dores, autor de livros sobre as prisões e a população carcerária de Portugal, diz que o perfil brasileiro é diverso.

– Fiz entrevistas com presos brasileiros e lembro de um homem que roubava bancos, tentou sair do mundo do crime do Brasil e acabou cumprindo pena em Portugal. Também lembro de mulheres que usaram a imigração para sair dos problemas familiares do Brasil, disse Dores.

O sociólogo relatou as condições das prisões portuguesas: Continue lendo

Empresa "Criminal Investigations Training Group", dos Estados Unidos, se colocou à disposição para contribuir com as investigações do caso.  — Foto: Redes Sociais

G1

Cinco anos e quatro meses após o assassinato de Beatriz Angélica Mota, a autoria do crime não foi descoberta. A menina foi encontrada morta, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com 42 marcas de facadas no corpo. O caso que chocou o município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco ganhou projeção internacional. Essa repercussão chamou atenção da empresa “Criminal Investigations Training Group”, dos Estados Unidos, que se colocou à disposição para contribuir com as investigações do caso.

“Desde setembro que essa empresa nos procurou, nos contatou, procurou informações do caso. Claro que está sob sigilo, então a gente precisa ter um pouco de cautela com todos aqueles que vêm nos ajudar, que querem contribuir com o caso de Beatriz. Eles (empresa americana/foto) contactaram a Polícia Civil, a chefia da Segurança Pública”, explicou o pai de Beatriz, Sandro Romilton Ferreira da Silva.

O objetivo do contato feito em setembro de 2020, foi tentar uma cooperação formal com a polícia brasileira para solução do caso. A “Criminal Investigations Training Group” solicitou apoio do Consulado Americano em Recife. De acordo com a mãe de Beatriz, Lúcia Mota, a expectativa da família era de que rapidamente a cooperação fosse firmada e as investigações avançassem.

“A gente corre contra o tempo, porque infelizmente quanto mais tempo passa, pior fica para o inquérito para Beatriz. A gente contava no mínimo com o Governo do Estado, uma resposta rápida e que essa cooperação fosse feita da forma mais rápida possível, porque eles só têm a colaborar, não só para o inquérito de Beatriz, mas na verdade para deixar um legado todo para o estado de Pernambuco”. Continue lendo

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Na noite desta terça (20), a Prefeitura do Recife anunciou mais um grupo que será contemplado com a imunização contra a covid-19. A partir das 12h desta quarta-feira (21), todos os profissionais da saúde que atuam em estabelecimentos de saúde localizados no Recife poderão realizar o agendamento através do Conecta Recife. A vacinação pode ser agendada a partir do dia seguinte. Com isso, profissionais como dentistas, fisioterapeutas e qualquer outro trabalhador da saúde que atue em algum local sediado na capital pernambucana serão contemplados.

 “Todos os trabalhadores de saúde dos estabelecimentos de saúde localizados na cidade do Recife estarão aptos para fazer o agendamento amanhã (dia 21) e já poderão tomar a vacina a partir da quinta-feira (dia 22). Com esse grupo, a gente avança ainda mais no Plano Recife Vacina, garantindo que nossa cidade dê uma proteção a todos e todas que estão trabalhando na saúde do Recife. A partir do meio-dia desta quarta (21), o agendamento estará disponível para este agendamento através do Conecta Recife”, explicou o prefeito João Campos.

Esse novo grupo prioritário deve realizar agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Os trabalhadores que possuem vínculo empregatício em instituições de saúde públicas ou privadas devem anexar, no ato da marcação, e apresentar, no dia agendado para vacinação, uma declaração no modelo disponibilizado pela secretaria e assinada pelo responsável indicado pela sua instituição. Continue lendo

Operação Lava Jato – quanto custou?

Por Danizete Siqueira de Lima

Muito se questiona sobre o real custo da Lava Jato para a economia brasileira, após a votação pelo STF, de uma decisão do ministro Edson Fachin, tornando sem efeito os processos contra Luís Inácio Lula da Silva, que o deixava inelegível. A medida soou mais como uma desconstrução de todo o trabalho realizado pela operação, que completou 5 anos em março de 2019. Entre as matérias que acompanhamos sobre o assunto, a que nos pareceu mais lúcida foi à entrevista feita por Luis Nassif, do jornal GGN, com Luiz Fernando de Paula, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), professor titular (aposentado) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/UERJ) e professor voluntário no IESP/UERJ, onde participa do Grupo de Estudos de Economia e Política.

Vejamos a entrevista, na íntegra:

Luis Nassif: Dias atrás você publicou no Valor Econômico um artigo estimando as perdas para a economia brasileira por causa da Lava Jato. Você focou em quais pontos específicos?

Luiz Fernando de Paula: As pessoas achavam que a Lava Jato, em função da suposta limpeza da corrupção, iria gerar efeitos econômicos benéficos para o país, no sentido de que, uma vez acabada a corrupção, sobraria mais dinheiro para investir. Evidentemente, os efeitos a longo prazo são mais difíceis de mensurar, mas na realidade o que já se observa é uma grande perda em termos de crescimento do PIB e aumento do desemprego, em função de que dois setores mais importantes para a economia foram afetados: No caso da construção civil, é um setor que a mão de obra é intensiva. E a Petrobras está num setor que tem engajamento em termos de produção e crescimento de renda, e também tem uma miríade de firmas como fornecedoras, que dependem dela. Chamamos de engajamento, esse efeito de irradiação muito forte. Algumas consultoras fizeram estimativas em relação às perdas, e estima-se que entre 2 e 2,5% em perda do PIB em 2015 e 2016 se deva à operação Lava Jato. Por quê? Porque afetou dois setores estratégicos da economia brasileira. Para se ter uma ideia da dimensão do estrago: somente entre 2014 e 2015, 5,1 milhões de trabalhadores perderam o emprego. Desse total, 22% correspondem à construção civil.  

Nassif: Ou seja, o impacto é direto…

LFP – Sim, direto. Por outro lado, tem ainda as empresas diretamente afetadas pela Lava jato – como Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa – que também tiveram quedas de receitas em torno de 30%. O número de funcionários evidentemente caiu bastante. Outro efeito que se observa é que essas empresas, em função das dificuldades que tiveram por causa de acordos para ressarcir valores significativos, tiveram que vender várias subsidiárias. Então, além do fato de que teve um efeito negativo muito agudo em termos de produto, investimento e de emprego, a Lava jato teve impacto também sobre os setores da economia onde existiam grandes empresas nacionais e competitivas. São setores que estão se atrofiando e se desnacionalizando.

Nassif: Se você pegar as perdas não diretas, há comprometimento do próprio desenvolvimento tecnológico da economia brasileira?

LFP: Sem dúvidas. Esse é outro ponto. Por um lado, a própria queda de investimentos da Petrobras e do setor da construção civil que atendia às demandas da estatal. E de outro lado, o governo abre mão da questão do conteúdo nacional. É um fator estrutural que afeta. Com todos os problemas que tinha, esse era um setor que o Brasil era competitivo, forte, tinha presença internacional. É lamentável o que ocorreu.

Nassif: E os estaleiros, em que pé estão eles?

LFP: totalmente parados. É difícil também separar o efeito de uma paralisia política, que acabou afetando esses setores da paralisia econômica. É difícil porque tivemos uma baita de uma recessão econômica até 2016. A recuperação a partir de 2017 é muito lenta, a economia continua estagnada. Esses fatores políticos também são consequência da Lava Jato, e contribuem para a desaceleração. Mas voltando aos estaleiros, estão totalmente parados. Com a construção civil parada, a economia parada, investimento público pífio, não tem muita perspectiva.

Nassif: A demonização dos investimentos públicos também contribuiu para a mudança completa do quadro político e para a paralisia dos investimentos do governo…

LFP: Pois é. Nós economistas temos que ter humildade porque há fatores políticos e ideológicos que afetam a economia. A minha percepção da política econômica do governo Bolsonaro é de que foi vendida uma ideia de que qualquer intervenção estatal é ligada ao petismo. Então a forma de desidratar o PT é você retirar o estado de economia e deixar tudo para o setor privado. Isso é problemático porque há complementariedade grande entre setor público e privado. O atual governo está fazendo uma aposta arriscada de que a privatização por si só vai trazer investimentos privados. Isso é muito duvidoso.

Nassif: E o investimento privado que estão apontando é de troca de ativos, ou seja, não é acréscimo de ativos na economia brasileira…

LFP – Pois é, obviamente o primeiro efeito é nulo, é pura troca de ativos. O que o governo está pensando é que o estado supostamente está falido e que transferir ativos para o setor privado vai salvar porque, num segundo momento, o setor privado vai canalizar recursos para investir. Não é tão simples assim, porque na realidade temos setores estratégicos e vitais, e cujo investimento é de longo prazo, como no setor elétrico. O privado quer pegar o filet mignon, a distribuição de energia, mas não quer pegar a parte dura. Tenho dúvidas, por exemplo, se a Vale do Rio Doce foi uma boa venda. Imagina se o Brasil, hoje, grande exportador de minérios, fizesse transações como no Chile, onde o cobre foi estatizado e tem peso enorme nas exportações. Isso é receita direta na veia do estado. Eu não sou contra a privatização por si só. Você tem que olhar e analisar se esses setores são estratégicos.

Nassif: Você já conseguiu ver alguma lógica – um modelo que para em pé, nessa substituição de modelos paralisados por novos modelos – na gestão de Paulo Guedes?

LFP: Alguma lógica, sim; alguma eficácia, não. É uma espécie de thatcherismo tupiniquim. A impressão é que há sim intenção (de mudança estrutural grande). Para além da questão da privatização para obter recursos para abater a dívida pública, há um projeto claro de retirar o estado completamente da economia. Por que essa aposta é arriscada? Porque estamos falando de uma economia em desenvolvimento, ainda não desenvolvida. Esse tipo de política de Paulo Guedes praticamente vai destruir a indústria brasileira. Ele acha que o agrobusiness vai dar dinamismo à economia. Ele é grande, tem competitividade, mas não tem capacidade de irradiação para uma economia de um país do tamanho do Brasil. É como você achar que o rabo vai conduzir o cachorro. Não vai. É um liberalismo muito arcaico, primário, achar que tirar o estado de economia, trocando pelo setor privado, vai resolver todos os problemas. Não vai.

https://www.ifpe.edu.br/campus/afogados/noticias/ifpe-afogados-reforca-orientacoes-para-uso-da-biblioteca-1/banner-site_usobiblioteca2021/@@images/43e3d982-2758-46f7-ad73-e3a3ece009eb.png

O Campus do IFPE em Afogados da Ingazeira divulgou para os estudantes novatos as orientações para o uso da Biblioteca João Paraibano durante o período de aulas remotas.

A comunidade estudantil pode agendar atendimentos via e-mail ou WhatsApp. Os dias de retirada ou devolução são quintas e sextas-feiras, devendo o estudante agendar até às 17h do dia anterior.

Orientações:

– A biblioteca funcionará apenas para retirada e devolução de livros, não sendo permitida a permanência de estudantes no local para leituras;

– A solicitação de empréstimo deverá ser feita via e-mail para o endereço: biblioteca@afogados.ifpe.edu.br ou WhatsApp do setor: (87) 99933-5294;

– Só deve se dirigir ao Campus, o estudante que receber a confirmação com dia e horário, deve ainda observar os protocolos de segurança como uso de máscaras e distanciamento físico;

– Para consultar o acervo é preciso acessar o sistema Q-Biblio (pelo Q-Acadêmico).

Confira passo a passo clicando aqui no Tutorial para uso da Biblioteca.