O blogueiro Junior Finfa postou agora a pouco no seu blog que teve seu celular clonado em mais uma ação da bandidagem sem fim deste País.

Eis o que Junior escreveu:

“Golpes que envolvem WhatsApp clonado são cada vez mais comuns, e bandidos utilizam diferentes métodos para invadir contas, nesta tarde foi meu número de celular que foi clonado e estão utilizando para enviar mensagens via WhatsApp e SMS, pedindo para realizarem depósitos em meu nome.

Peço que desconsidere as mensagens e não seja feita nenhuma transação bancária para dos dados fornecidos, pois se trata de um golpe.

Estou tomando as devidas providências para resolver o problema.

Mais uma vez ressalto que não deve ser feito nenhum depósito ou transferência para as contas repassadas.

Muito obrigado”.

Finfa

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Coordenações da Atenção Básica e do Programa Nacional de Imunização (PNI), disponibilizaram um treinamento em vacinação para enfermeiras e técnicas em enfermagem das 12 Unidades Básicas de Saúde de Tabira. A facilitadora do treinamento foi à enfermeira especialista Maria de Lourdes Souza Ferraz.

O treinamento teve início na tarde dessa segunda-feira (18) e se estenderá até a tarde desta terça-feira (19).

Estiveram na abertura do treinamento à secretária Municipal de Saúde, Genedy Brito, a coordenadora da Atenção Básica, Rachel Amorim, e a coordenadora do PNI no município, Carina Soares.

Petrobras (Foto: Diego Herculano/NurPhoto via Getty Images)

A Petrobras elevará mais uma vez o preço médio da gasolina nas refinarias em 0,15 real, para 1,98 real por litro, a partir desta terça-feira (19), enquanto manterá o valor do diesel, informou a petroleira estatal nesta segunda-feira, após avanço das cotações internacionais do petróleo nas últimas semanas.

A Petrobras reiterou que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio, de acordo com comunicado enviado pela assessoria de imprensa.

O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

A Prefeitura de Venturosa, no Agreste de Pernambuco, abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para uma seleção simplificada da Secretaria de Assistência Social do município. Os objetivos do certame são a contratação temporária e a formação de cadastro reserva de profissionais de diversas áreas. Ao todo, são ofertadas 22 vagas, com salários que podem chegar a R$ 2 mil.

Há vagas para cargos como orientador social do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, assistente social, advogado, psicólogo, entrevistador, digitador, visitador Criança Feliz, supervisor Criança Feliz, arte educador, cuidador social e pedagogo. Dentre as vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência.

Inscrições

Para se inscrever, os interessados devem entregar presencialmente, das 8h às 13h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, formulário de inscrição (disponível no site da prefeitura), duas fotos 3×4, além de documentos que comprovem a capacitação profissional e outros como RG e CPF. As inscrições seguem até esta segunda-feira, 25 de janeiro de 2021. 

As pessoas com deficiência deverão ainda entregar um laudo médico, original e expedido no prazo máximo de um ano antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência. Continue lendo

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

A derrota do governo federal na queda de braço pelo início da vacinação contra o coronavírus aumentou o apoio de militares da atual gestão para que o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, se afaste do comando da pasta responsável pelo combate à pandemia.

Para integrantes das Forças Armadas de alta patente, a vitória do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que conseguiu sair na frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na imunização da população, vinculou ao general da ativa uma imagem de negligência com a saúde da população, colocando em risco a aprovação das Forças Armadas.

O diagnóstico feito à Folha de S.Paulo, em caráter reservado, é de que, ao ter começado a encampar, desde o final do ano passado, o discurso negacionista do presidente, o militar compromete a postura institucional de independência do Exército.

A avaliação no Exército e de militares que integram o Executivo é de que o ministro resolveria a questão passando para a reserva, como os demais militares do primeiro escalão da gestão federal. Ele, assim, teria mais liberdade para defender posições políticas. Continue lendo

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) defendeu o fim do recesso parlamentar da Câmara e do Senado para apreciação de propostas consideradas essenciais para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Na justificativa, o parlamentar destacou o estado emergencial em saúde pública que passa o país e ressaltou a situação de Manaus.

“Amigas e amigos do Brasil, não dá para entender porque o presidente do Congresso, da Câmara  não convoca todos os deputados e senadores e cancela o recesso.  O país está enfrentando uma pandemia, uma crise sanitária e os parlamentares de férias? Recesso? Enquanto o povo tá morrendo! Tem que chamar todos para trabalhar”, avaliou o socialista que completou: “Precisamos agilizar os projetos e ações para auxiliar no enfrentamento dessa situação. Não dá pra ficar de férias, enquanto os brasileiros estão sofrendo e o povo morrendo, a situação de Manaus, por exemplo, é desesperadora e pode se alastrar por outros Estados. Eu estou em Brasília e vou lutar para que meus colegas também venham pra cá fazer a sua parte”, explicou. 

As próximas votações no Congresso ficaram para fevereiro, quando os trabalhos na Câmara e no Senado serão retomados a partir do dia 1º com uma eleição para as presidências das duas Casas.

Agência Brasil

O Ministério da Cidadania publicou uma portaria com uma série de medidas para ações de emergência em saúde pública no âmbito do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por causa do novo coronavírus.

De acordo com o texto, estados, municípios e o Distrito Federal devem disponibilizar capacitação presencial do Guia de Visita Domiciliar (GVD) e de Cuidados de Desenvolvimento da Criança (CDC) aos profissionais. A normativa também prevê estratégias para o controle da pandemia e reforça a necessidade de os gestores avaliarem a suspensão das visitas domiciliares.  

O ministério recomenda, por exemplo, que os entes da federação façam o acompanhamento das famílias remotamente, como por telefone, WhatsApp, vídeo, e outras ferramentas de comunicação. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pede aos gestores que fiquem atentos ao cofinanciamento do programa. As determinações em relação a este ponto constam na Portaria/MDS 2.496/2018. 

Foto Ilustrativa

Em Afogados da Ingazeira a festa de gado aconteceu no sítio Pajeú Mirim,  no último sábado, provocando aglomerações e desrespeitando as orientações das autoridades sanitárias em tempos de pandemia.

A Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar estiveram no local e suspenderam as atividades.

Em Santa Terezinha por volta da meia noite e meia deste domingo (17), quando a GT de Santa Terezinha foi acionada pela permanência da 2ª CPM, a qual informou sobre uma vaquejada que estaria acontecendo no sítio Campo dos Freire com grande aglomeração de pessoas e descumprimento do decreto estadual. 

Chegando ao local da ocorrência, com apoio do GATI e da GT de Polígono, o efetivo que atuava em Santa Terezinha constatou a grande aglomeração de pessoas e vários paredões de som ligados. A atividade foi suspensa. As informações foram repassadas ao Blog PE Notícias pelo comunicador Anchieta Santos, das rádios Pajeú FM, e Cidade FM, de Tabira.

Correio Braziliense

O Banco do Brasil pode rever o plano de reestruturação que irritou o presidente Jair Bolsonaro e colocou o presidente do BB, André Brandão, na berlinda. Para analistas, no entanto, a medida pode abafar a crise política e dar sobrevida ao executivo. Porém, expôs, mais uma vez, as divergências entre o Palácio do Planalto e o Ministério da Economia e só vai adiar o problema do BB. É que, diante do processo de digitalização do setor financeiro, o mercado acredita que a reestruturação do banco é inevitável e alerta que o engavetamento do plano pode deixar o banco atrás dos seus concorrentes.

O plano de reestruturação do BB prevê o fechamento de 361 unidades de atendimento, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além da abertura de um Plano de Demissão Voluntária (PDV), que pode atingir até 5 mil, dos 92,5 mil funcionários do banco. Segundo o BB, a medida pode gerar uma economia de $ 2,7 bilhões até 2025, sendo R$ 353 milhões só neste ano, e visa adequar o banco ao novo perfil e comportamento dos clientes do mercado financeiro, que interagem com as finanças de forma cada vez mais digital.

Segundo fontes do BB, a reorganização da rede de atendimentos passou, portanto, pelo crivo da equipe econômica, que defende a redução de custos e o aumento da eficiência do poder público, bem como a modernização do sistema financeiro. O plano também foi apresentado com antecedência ao Palácio do Planalto. Ainda assim, fez Jair Bolsonaro pedir a demissão de André Brandão, apenas quatro meses depois de o executivo ter deixado um cargo de comando do HSBC nos Estados Unidos para assumir a presidência do Banco do Brasil no lugar de Rubem Novaes, que saiu do banco dizendo que a instituição precisava de alguém mais novo, como Brandão, para poder avançar no processo de digitalização bancária. Continue lendo

Centro de testagem de Covid-19 no Centro de Convenções, em Olinda

O centro de testagem drive-thru para Covid-19 no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, muda, a partir desta segunda-feira (18), o fluxo de entrada para veículos. 

Os motoristas deverão utilizar a portaria ao lado do Mirabilandia Park, pela avenida Prof. Andrade Bezerra. Os carros agora sairão na antiga cancela de chegada, mais próxima à entrada principal do Cecon.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), “a mudança ocorre para otimizar a organização dos carros, que ficarão dentro do estacionamento aguardando o atendimento, que ocorre por ordem de chegada, proporcionando maior segurança e conforto”. 

A testagem no centro ocorre de forma espontânea, sem a necessidade de marcação, de domingo a domingo, a partir das 8h, com capacidade para 400 exames por dia.

O acesso para pedestres permanece da mesma forma. Os transeuntes continuam a se dirigir ao antigo acesso, com capacidade para 100 testes por dia. 

Entre 25 de abril de 2020, quando o centro começou a funcionar, até a última segunda-feira (11), foram realizados cerca de 48,5 mil exames no Cecon, de acordo com dados da SES-PE.

A Prefeitura Municipal de Tabira iniciou na manhã dessa segunda-feira (18), o recadastramento obrigatório dos funcionários efetivos do município.

Os funcionários ativos e inativos municipais deverão comparecer, munidos dos documentos pessoais, na Secretaria de Gabinete para realizar seu recadastramento, que segue até o dia 5 de fevereiro, das 8 da manhã até às 13 horas.

Enfermeira do Hospital das Clínicas (HC) exibe ampola da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. — Foto: Divulgação/GESP

G1

Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17).

Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos prioritários. Entre essas pessoas estão profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e indígenas aldeados.

A quantidade de pessoas imunizadas nesta primeira fase corresponde a cerca de 4,4% do total de 2,9 milhões de pernambucanos incluídos nos grupos prioritários. Essas informações foram repassadas por meio de nota, divulgada na noite deste domingo.

As doses que tiveram o uso emergencial aprovado foram importadas da China e estão em São Paulo, na sede do Instituto Butantan. Elas foram requisitadas emergencialmente pelo Ministério da Saúde, depois do fracasso na tentativa de importação de 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, que também foi aprovada neste domingo. Continue lendo

Bolsa Família — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (18) o pagamento do Bolsa Família para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Em janeiro, o pagamento vai até o dia 29.

O Bolsa Família é pago a mais de 14 milhões de famílias inscritas.

Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular.

Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos iniciam-se no dia 18.

Os depósitos ocorrem sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Confira o calendário de pagamento para todos os meses do ano na tabela abaixo:

Calendário do Bolsa Família 2021 — Foto: Divulgação

As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício. Continue lendo

DIVULGAÇÃO/PROCON-PE

Uma ação conjunta entre o Procon-PE e o Corpo de Bombeiros interditou dois bares do Grande Recife nesse sábado (16) por descumprirem protocolos de funcionamento. Na sexta-feira (15), outros dois estabelecimentos foram impedidos de funcionar por não obedecerem as regras sanitárias contra a Covid-19.

Com participação da Polícia Militar (PM) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), dez estabelecimentos foram fiscalizados no sábado, cinco no Recife e Olinda e cinco em Camaragibe.

O Boteco do Caranguejo, no Janga, foi interditado pelos Bombeiros por não apresentar atestado de regularidade e constar instalação de gás irregular.

Em Camaragibe, o Espetinho da Gabi foi interditado por não constar sistema de prevenção contra incêndios. Nesta ação, participaram ainda a Guarda Municipal, Controle Urbano Municipal e o Batalhão de Trânsito, todos do município.

Nesse domingo (17), os órgãos fiscalizaram 13 estabelecimentos do Bairro do Recife, no centro da capital pernambucana, mas não houve interdições.

O Procon/PE já fiscalizou cerca de 350 bares e restaurantes e interditou 26, somando cerca de R$ 500 mil em multas. A ação, em conjunto com outros órgãos, visa ao cumprimento dos protocolos de prevenção da Covid-19 determinados pelo Governo do Estado.

Mais interdições Continue lendo

Pixabay

A Polícia Federal divulgou um alerta para um golpe que usa falso agendamento da vacinação contra a Covid-19. De acordo com a PF, o objetivo dos golpistas é clonar a conta da vítima no WhatsApp e aplicar golpes financeiros através dos contatos da agenda telefônica. Uma pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe e divulgada em outubro de 2020 revelou que mais de 15 mil brasileiros têm o WhatsApp clonado por dia. Por isso, a Polícia Federal explica como o golpe é aplicado e dá algumas recomendações para evitar ser vítima.

Como o golpe está sendo aplicado?

Com a perspectiva do início da vacinação contra a Covid-19, bandidos estão fingindo ser do Ministério da Saúde e telefonando para potenciais vítima com a desculpa de fazer um falso agendamento de vacinação para iniciar a campanha de imunização contra a Covid-19. Enquanto isso, pedem ao suporte do WhatsApp o código de ativação do aplicativo usando o número telefônico da vítima. O código, então, é enviado por mensagem via SMS, mas a vítima pensa que o número é apenas para validar o agendamento da vacina e o repassa para os golpistas. Com o código, os golpistas clonam o aplicativo de mensagens e passam a ter acesso a todas as conversas do usuário enganado. Neste momento, eles começam a pedir dinheiro para amigos e familiares que estão armazenados na agenda telefônica. Continue lendo