YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

Acaba nesta sexta-feira (24) prazo para participar da consulta pública sobre o protocolo de retomada das atividades educacionais presenciais em Pernambuco, suspensas desde 18 de março por causa da Covid-19. Qualquer pessoa pode acessar o site da Secretaria Estadual de Educação, preencher alguns dados e colocar sugestões, críticas ou opiniões. Até a última quinta-feira (23), mais de 21 mil contribuições tinham sido registradas.

Decreto assinado pelo governador Paulo Câmara mantém fechadas escolas, faculdades e universidades, públicas e privadas, para atividades presenciais, até sexta-feira da próxima semana (dia 31). A expectativa é que até lá o governo estadual divulgue as datas para reabertura do setor educacional, o que vai ocorrer por etapas. Essa definição depende do cenário epidemiológico do novo coronavírus.

Após o encerramento da consulta pública, a Secretaria de Educação vai analisar o conjunto de contribuições. Caso entenda que há necessidade de ajustes no protocolo, isso será feito. O plano de retomada da educação tem 51 regras, divididas em três áreas: distanciamento social; medidas de proteção/prevenção; e monitoramento e comunicação. Reúne recomendações para educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, técnicos, de qualificação profissional e outros).

Medidas como uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras. Também a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais.