A Prefeitura de Afogados da Ingazeira participou concorrendo à 16ª edição da mostra nacional de experiências bem sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças (EXPOEPI), ocorrida em Brasília. A mostra é considerada um dos eventos mais importantes de vigilância em saúde do País.

A EXPOEPI reconhece e premia experiências bem sucedidas na área de vigilância em saúde, como objetivo de inspirar outras iniciativas pelo País. Esta edição bateu o recorde de trabalhos inscritos: 1.185 projetos de todo o Brasil. As premiações variavam de quatro a cinquenta mil reais.

Afogados da Ingazeira concorreu com mais de 900 trabalhos, sendo 29 destes selecionados para a grande final. A Secretaria Municipal de Saúde apresentou o projeto “Descarte correto de medicamentos domiciliares na atenção básica”, ficando com o segundo lugar. A apresentação foi feita pela coordenadora de vigilância ambiental do município, a bióloga Aline Alves. Afogados da Ingazeira vai receber 30 mil reais em premiação, que deve ser usado no âmbito do projeto apresentado.

“Essa premiação, esse reconhecimento nacional, é fruto do trabalho integrado entre a atenção básica e a vigilância em saúde. Agradecemos de coração pelo sucesso e aplicabilidade das experiências no município a toda nossa equipe de saúde, que trabalha diuturnamente em busca de soluções que melhorem os serviços que ofertamos à população,” destacou o secretário Municipal de Saúde, Artur Amorim.