Avião do modelo C-13 Hércules, pousou no Aeroporto do Recife nesta sexta-feira, por volta das 4h / Foto: Isa Maria/ TV Jornal

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Recife na madrugada desta terça-feira (29) com oito toneladas de medicamentos com destino a Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Os insumos médicos, direcionados ao tratamento de hemodiálise, desembarcaram na Base Aérea do Recife por volta das 4h e já foram levados ao Hospital Nefrológico SOS Rins, na capital do Agreste.

De acordo com a FAB, a aeronave C-13 Hércules trouxe os medicamentos de Montes Claros, em Minas Gerais, em apoio ao Ministério da Saúde, com o objetivo de minimizar os efeitos do desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, que chega ao seu 9° dia.

Essa ação irá ajudar a melhorar o atendimento do Centro Nefrológico, onde está sendo realizado o filtramento do sangue em tempo reduzido, por três horas, quando deveria ser feito em quatro horas. No hospital, pelo menos 40 pacientes fazem esse tipo de tratamento de hemodiálise.

Segundo a FAB, outro avião do mesmo modelo também irá pousar na capital pernambucana com mais oito toneladas de insumos médicos. Ainda não se sabe o horário que essa outra aeronave irá chegar na Base Aérea do Recife.

Situação de emergência

A Prefeitura de Caruaru decretou, na última quinta-feira (24), situação de emergência devido à falta de abastecimento de combustíveis por conta da greve dos caminhoneiros, que acontece desde de o dia 21. Segundo nota do Comitê de Gestão de Crise, liderado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), um diagnóstico apontou o impacto na disponibilidade de água, alimentos, medicamentos e outros insumos ligados às políticas públicas.

Uma das medidas em destaque foi o contingenciamento de toda a frota de veículos, de forma a permitir o funcionamento dos serviços públicos de urgência. Também foi organizada uma convocação da sociedade civil e das forças de segurança que atuam no município, para buscar, principalmente, uma solução conjunta em relação a essa situação excepcional.