Primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe aconteceu na segunda-feira (23) — Foto: Andrea Rego Barros/Prefeitura do Recife

A Campanha de Vacinação contra a gripe foi temporariamente suspensa no Recife a partir desta terça-feira (31). Segundo a Prefeitura do município, faltaram doses da vacina. Esta é a segunda suspensão do serviço desde o início da campanha.

A primeira fase da ação é destinada aos idosos e profissionais de saúde, indo até o dia 15 de abril. Por meio de nota, a prefeitura informou que 70% deste público foram imunizados nos primeiros dias de campanha.

A administração informou, ainda, que o serviço foi temporariamente interrompido “por causa de uma alta procura em pouco tempo”. Na noite da quarta (25), o município suspendeu a vacinação pelo mesmo motivo, retomando o serviço de imunização na sexta (27).

A Secretaria de Saúde do Recife, nesta terça-feira (31), aguardava a reposição das doses, que é feita pelo Ministério de Saúde. “A expectativa é receber novas doses até o final de semana para retomar a campanha”, informou em nota.

Além da imunização de idosos e profissionais de saúde, que constitui a primeira fase, a campanha de vacinação tem outras duas etapas. A partir do dia 16 de abril, a imunização fica voltada para professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A terceira e última fase ocorre entre os dias 9 e 23 de maio. Nesse período, devem ser vacinadas crianças de 6 meses aos 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens dos 12 aos 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos dos 55 aos 59 anos.