O fim do auxílio emergencial, criado no início da pandemia, preocupa milhões de brasileiros de renda mais baixa e sem emprego formal.

Quase 70 milhões de brasileiros receberam o auxílio emergencial em 2020. Mas, em 2021, já não podem contar com o dinheiro. Muitos perderam o emprego e, com o fim da ajuda do governo federal, podem ficar sem qualquer renda.

Com o fim do Auxílio Emergencial, o município de Santa Terezinha, no Sertão de Pernambuco, ficará com menos dois milhões e meio de reais por mês em 2021. Esse valor é superior ao que a Prefeitura recebeu de FPM por mês no período de abril a agosto do ano passado, conforme pesquisa feita pelo Blog do Pereira através dos canais de informações do governo brasileiro.

Os beneficiários de Santa Terezinha estavam recebendo mensalmente, mais de R$ 2,5 milhões de reais. Recursos esses que eram injetados na economia local com o Auxílio Emergencial. Com esse dinheiro vetado, impactará de forma significante na economia das famílias de baixa renda do município, que sobrevivem com o Bolsa Família.

Os números apurados pelo Blog do Pereira apontam o quanto deixará de girar em torno do comércio local, o que afetará e muito a economia do município.

Existem projetos no Congresso Nacional para que o governo federal renove o auxílio até o final de março, já que a pandemia não acabou, pelo contrário, vem se agravando.

https://1.bp.blogspot.com/-97cOIvkcVFY/X_3z21z8P0I/AAAAAAABvDQ/qOP2EZjjOhkcg9tWalXCcol6SMSgWsp4gCLcBGAsYHQ/w640-h212/Aux%25C3%25ADlio-Santa.jpg