PPAV – Conhecimentos Técnicos – Unidade 03

Por Cmte Hiltinho (*)

Continuando…

A partir deste momento, tentaremos mostrar aos interessados em ingressar no seleto e fascinante mundo da aviação civil, um pouco dos Conhecimentos Teóricos que integram o conteúdo das disciplinas “Conhecimentos Técnicos”, “Meteorologia”, “Teoria de Voo”, “Navegação Aérea” e “Regulamento de Tráfego Aéreo”, necessárias à obtenção da licença de Piloto Privado de Avião.

Lembramos que estes artigos não têm o objetivo de um curso. Longe disto. Queremos apenas prestar algumas orientações, com uma noção geral sobre o assunto.

Conhecimentos Técnicos – I – Vejamos, em linhas superficiais, os conteúdos mais importantes sobre esta disciplina que trata de todo assunto técnico relativo às aeronaves, tais como: estrutura básica das aeronaves; controles de voo; trem de pouso; motores; superfícies de controle de voo; sistema de combustível; sistemas de lubrificação e arrefecimento; sistema elétrico; instrumentos de aeronaves: inspeção e manutenção de aeronaves; sistema de prevenção e combate a incêndios; etc.

1 – Estrutura básica – As partes principais da estrutura básica de um avião são:

1.1 – Asas – têm por finalidade produzir a sustentação necessária ao voo. Devem ser construídas com materiais leves e altamente resistentes, como plásticos reforçados com fibra de vidro, carbono ou kevlar. Elas também servem para alojar os tanques de combustível e as superfícies de controle flaps e ailerons, e, ainda, spooliers e slats, nos aviões de maior porte. As asas, a depender do porte e da concepção da aeronave, também servem para a fixação dos motores. Nelas encontramos os seguintes componentes:

Envergadura – distância entre uma ponta da asa à outra;

Bordo de ataque – parte frontal da asa, aquela que recebe o primeiro impacto do ar;

Bordo de fuga – parte posterior da asa, aquela por onde o ar escapa;

Intradorso – parte inferior da asa, também conhecido como ventre ou cambra inferior;

Extradorso – parte superior da asa, conhecido como dorso ou cambra superior;

Raiz da asa – local onde a asa se junta à fuselagem;

Espessura – a grossura da asa, isto é, a maior distância entre o Intradorso e o Extradorso;

Ponta da asa – extremidade de uma asa oposta à raiz dela;

Área da asa – abrange toda a área da asa de ponta a ponta e de borda a borda:

(*) Hilton Batista de Oliveira (Hiltinho) é Engenheiro Civil, gerente aposentado do Banco do Brasil e Piloto Privado de Avião. Escreve gentilmente suas crônicas todas as segundas-feiras para o Blog PE Notícias.