CTTU estima que cerca de 250 mil veículos sejam acrescentados à frota em circulação na cidade / Bobby Fabisak/JC Imagem

Com o retorno gradativo das aulas nas escolas particulares, durante esta semana, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai dar início a mais uma Operação Volta às Aulas,  a partir desta quarta. Cerca de 50 agentes e orientadores de trânsito estarão em corredores que dão acesso a grandes escolas da cidade, para minimizar os transtornos no trânsito, com trabalhos de orientação e reforço da fiscalização. A estimativa do órgão é de que a frota em circulação aumente em torno dos 250 mil veículos, durante o período letivo.

“As infrações mais cometidas nesse período são o estacionamento em desacordo com a sinalização e a parada em fila dupla, o que prejudica muito a fluidez e coloca em risco a segurança viária. Por isso, por mais que o foco do nosso trabalho seja o monitoramento, a fiscalização será rigorosa nos horários de entrada e saída dos alunos", avisa o gerente-geral de Operação e Fiscalização da CTTU, Fabiano Ferraz.

Na sexta, a CTTU também vai distribuir informativos com dicas de segurança viária para alunos, pais e professores. As principais vias que vão receber a ação são as ruas Dom Bosco, Paissandu e Conselheiro Portela, as avenidas Norte, Parnamirim, Rui Barbosa, João de Barros, Conselheiro Aguiar e Visconde de Jequitinhonha, no Centro e nas zonas Norte e Sul da cidade.

INFRAÇÕES

Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.