Por Pedro Araújo

A região do Sertão do Pajeú é para muitos de grande importância. Muitos candidatos a governador do estado em visita eleitoral a Afogados da Ingazeira deixaram dito que todo candidato ao governo de Pernambuco tem que passar pelo crivo desta região. Que somos uns sertanejos bastantes politizados e a região merece ser lembrada por quem chega a ocupar o Palácio do Campo das Princesas. Mas hoje essa região não tem quem os represente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Posso até esquecer alguns nomes, mas o Pajeú das Flores se fez presente na Alepe desde os tempos de Pedro Pires Ferreira, de Tabira, que também teve um filho deputado, José Pires, falecido no início deste ano, em Recife. Teve Walfredo Siqueira, de São José do Egito, terra dos poetas. Teve Carlos Veras, da família do senhor Guardiato Veras, Edilton Santana, de Flores. A região do Pajeú teve na Câmara dos Deputados, Josias Leite, também de São José do Egito, que foi por muito tempo representante do Pajeú nas planícies federais.

As cidades do entorno a Afogados da Ingazeira já se sentiram privilegiadas junto a Assembleia Legislativa com quatro deputados estaduais, em mandatos diferentes, esteve por lá os saudosos Antonio Mariano e Orisvaldo Inácio, o médico Edson Moura. De São José do Egito teve José Marcos de Lima, que chegou a presidência da Alepe.

E hoje?

Não se pode negar que a região perdeu, e muito, sem a presença de um conterrâneo no poder legislativo estadual, e ou federal. Entra prefeito sai prefeito e nenhum se mobiliza para trazer esse poder de volta, de preparar os filhos da região e leva-los para ser os verdadeiros representantes deste povo calejado, tanto na Alepe como na Câmara Federal.

No Brasil, segundo o TSE, 147.918.483 eleitores vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios espalhados pelo país em 2020. Pernambuco, com 6.732.607 eleitores, o equivalente a 4,55% do quantitativo nacional, poderão ir às urnas no próximo dia 15 de novembro. 

Ainda de acordo com o TSE, o Sertão do Pajeú tem no total  247.636 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano e porque não contamos com um ou mais representantes da região como deputado? Porque os senhores políticos sertanejos insistem em trazer seus candidatos Copa do Mundo para a cada quatro anos encherem-se de benesses e ludibriar o já sofrido eleitor? Fácil de responder. No decorrer desses meses que antecedem as eleições o Blog PE Notícias irá procurar alguns prefeitos, vices e vereadores para saber destes o que eles acham de trabalhar nomes que possam representar verdadeiramente os filhos do Sertão do Pajeú.