Duas equipes de especialistas em operações aeroportuárias da empresa Infracea foram enviadas aos aeroportos para iniciar os procedimentos de start up dos aeródromos. Dentre deveres da empresa com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Governo do Estado de Pernambuco está a elaboração de um plano de trabalho, que deverá conter a previsão de entrega dos documentos, manuais, procedimentos operacionais, treinamentos e demais assuntos relacionados ao planejamento operacional da empresa para estes aeroportos.

A Infracea é expert no assunto, tendo inclusive prestado assessoria para grandes operadoras multinacionais sobre este assunto, que são itens que compõem as boas práticas requeridas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), seguidas com excelência por todas as empresas que entendem o grau de responsabilidade que um aeroporto exige.

Aeroporto de Serra Talhada e região

O Aeroporto Santa Magalhães é um aeródromo público localizado no município de Serra Talhada, situado a 412 km da capital Recife – cerca de 6h em um trajeto de carro com trânsito normal.

Com uma faixa de pista de 1.800 metros de comprimento por 30 metros de largura, localizado a 35,7 km (50 min) da região do Pajeú principalmente pela concentração de hospitais, clínicas e escolas de medicina, indústrias como a de cimento, empresas de serviços, comércio e instituições de ensino.

Com o início da operação desses dois novos aeroportos, a Infracea consolida sua presença no Nordeste do Brasil.

Contando agora com oito terminais aeroportuários, 3 no sul do país, 1 no sudeste e agora 3 no nordeste do país. Com um total de 20 bases operacionais pelo Brasil em outros aeroportos, em 57 cidades distribuídas em 11 estados e Distrito Federal – onde está localizada a sede da empresa. Com contratos em mais outras 20 localidades, desde projetos, obras, consultorias e serviços pontuais em aeroportos regionais e internacionais.

Aeroporto de Caruaru e região

O Aeroporto Oscar Laranjeira é um aeródromo público localizado no município de Caruaru, situado a 138 km da capital Recife – 2h em um trajeto de carro com trânsito normal. A maior e principal cidade do interior de Pernambuco. Segundo maior centro comercial/produção do mercado/indústria têxtil do Brasil.

Com uma faixa de pista de 1800 metros de comprimento por 30 metros de largura, e localizado em uma cidade polo, o aeroporto serve todo o agreste de Pernambuco composto pelo Vale do Ipanema, Vale do Ipojuca, Alto e Médio Capibaribe, Garanhuns e Brejo Pernambucano.

“A Infracea vem desenvolvendo, antes mesmo de serem laçados os editais para operação destes dois aeroportos, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), em outro Processo de Concorrência Pública do Estado, que corre em paralelo. Além disso, fomos os responsáveis pela elaboração dos PBZPA de diversos aeroportos do Estado (para saber o que é um PBZPA acesse o Portal do PBZPA).

Por este motivo, nos tornarmos experts na região e nas especificações técnicas destes dois Aeroportos, o que nos permitirá uma operação alinhada com as premissas de desenvolvimento do aeródromo pautadas pela Secretaria Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (SIRH), atingindo um elevado padrão de Segurança Operacional exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil para a categoria deste aeródromo, além de alto nível de eficiência das operações aeroportuárias em terra.

Cabe destacar que a operação destes Aeroportos é atendida pela Azul Linhas Aéreas, uma gigante do transporte aéreo regional e até internacional e, por isso, segue rigorosos padrões de segurança e procedimentos técnico-operacionais.

Por fim, destaco que estes municípios só tendem a ganhar com o início da operação de uma linha aérea, que trará desenvolvimento conectando Caruaru e Serra Talhada às grandes capitais do Brasil; e das capitais de nosso país, ao mundo”, disse Felipe Siqueira, Diretor de Operações da Infracea.