https://abrilveja.files.wordpress.com/2019/03/whatsapp-image-2019-03-14-at-15.21.38.jpeg

Governadores do Nordeste promovem nesta quarta-feira (21), em Teresina, no Piauí, a segunda reunião deliberativa do Consórcio Nordeste. Entre as pautas a serem debatidas dentro do Plano de Trabalho do colegiado, está a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com a União Europeia; criação de um escritório do Consórcio na China – com objetivo de atrair investimentos contemplando desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental. Outro tema será a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas na região. 

O evento está programado para iniciar às 14h. Haverá pronunciamento do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e do governador da Bahia e presidente do colegiado, Rui Costa (PT). Ao final, será assinada e divulgada a “Carta de Teresina”. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), ainda não confirmou presença no encontro. No mesmo dia, está agendada a segunda fase do seminário Todos Por Pernambuco – programa do governo estadual que recolhe propostas da população com objetivo de aprimorar projetos para melhor atender as demandas de cada região – no município de Petrolina, Sertão do Estado. 

Segundo informações da assessoria do Palácio do Campo das Princesas, o socialista fará todo esforço para ir à reunião, mas, caso não seja possível, a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), irá representá-lo. Ela, inclusive está confirmada na programação do Abdib Fórum Infraestrutura Regional, que será realizada nesta quinta-feira (22), também em Teresina.

Para Rui Costa, o grupo pretende melhorar a gestão pública e atrair investimentos que beneficiem todos os Estados. “Nosso objetivo é fazer o Nordeste avançar; unir a região para trazer desenvolvimento. Nosso intuito é concentrar nossa energia em ajudar o País a crescer em paz, gerar mais emprego e trazer qualidade de vida para nosso povo”, afirmou. 

Na última reunião, realizada em Salvador, no dia 29 de julho, ficou determinado que o primeiro passo do consórcio seria o lançamento de uma licitação para compra única na área da saúde. Procurada pela reportagem, a Procuradoria-Geral da Bahia informou que “os instrumentos legais necessários para o lançamento da licitação já estão elaborados”, no entanto, a data de divulgação será definida pelos governadores. “A listagem de produtos está sendo finalizada. Acredito que deva contemplar a maioria dos Estados nordestinos, ainda precisamos coletar algumas informações”, explicou o procurador-geral, Paulo Moreno. 

De acordo com Wellington Dias, na questão envolvendo a segurança, “a expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou o gestor, destacando ainda que, na reunião, será lançado o site do Consórcio Nordeste. 

No formato de agência de notícias, será produzido uma espécie de mapa de potencialidade da região com destaque para agricultura, turismo, mineração, negócios.

INFRAESTRUTURA

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) realizará nesta quinta-feira (22), o Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Nordeste, a partir das 8h. O evento pretende reunir 300 pessoas e contará com a participação dos governadores do Nordeste, além de secretários estaduais das áreas de gestão, planejamento e infraestrutura, e ministros e autoridades federais. Estão programadas discussões setoriais paralelas para debater estratégias dos Estados para energia, transportes e saneamento em conjunto com autoridades federais. O Fórum contará ainda com painel para discutir condições de financiamento e garantia para os investimentos. Secretários e gestores estaduais encerram o evento apresentando projetos locais para os empresários e investidores.