O Governo Municipal de Sertânia deu início às obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família do distrito de Algodões.  Os primeiros serviços estão sendo os de infraestrutura (fundações) detrás do espaço. Depois, a UBSF vai funcionar temporariamente em uma casa para ser realizada a ampliação na parte da frente.

Os trabalhos devem durar 180 dias e a obra acontece por meio de convênio da Prefeitura de Sertânia com o Ministério da Saúde. Estão sendo investidos R$ 186.957,89. Com as obras de ampliação, a unidade passará de 100,25 m² para um total de 165,60 m².

A reforma representa, na prática, uma nova unidade de saúde. Ampliada, irá garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e melhor atendimento aos usuários. Alguns espaços já existentes serão ampliados, como recepção, sala de vacina, farmácia e copa. Além desses ambientes, a UBSF de Algodões já conta com consultório médico, consultório de enfermagem, sala de procedimento e banheiros.

As obras contemplam, ainda, a construção de banheiros femininos e masculinos para pessoas com deficiência e banheiros para funcionários, consultório de acolhimento, sala de inalação, sala de curativo, consultório odontológico, sala de esterilização, expurgo e sala de administração e gerência.

A Unidade Básica de Saúde da Família de Algodões atende mais de 40 localidades, a exemplo dos sítios: Pedra Preta, Cachoeirinha, Coxi dos Calados, Sitio Santo Antonio, Quixabeira, Salão, Cacimba de Cima, Serrinha, Piutá, Santana, Cacimba Velha, Riacho da Onça, Coxi dos Cadetes, entre outros. São realizados em média 890 atendimentos por mês.

Em todo o município sete unidades de saúde estão sendo construídas, a exemplo das UBSFs dos bairros: 13 de maio, Nova Sertânia e Cerâmica, além de estarem sendo beneficiados com novos postos de saúde o Sitio Campos, Distrito Henrique Dias e Povoado Caroalina e já foi concluída a construção da Unidade de Ferro Novo/Ferro Velho. Todas as obras estão sendo realizadas por meio de convênio da Prefeitura e Ministério da Saúde.  São quase R$ 3 milhões investidos na saúde de Sertânia.