Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.   / Foto: Reprodução/Youtube

Os pernambucanos terão um feriado entre o Carnaval e a Semana Santa pela primeira vez. O Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817 foi marcado de forma especial em 2017 – ano em que o Projeto de Lei número 16.059 foi apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Teresinha Nunes e aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Considerado como o primeiro movimento pela independência do Brasil, o dia 6 de março é, a partir deste ano, Data Magna de Pernambuco.

A norma estabelece que o Poder Público realize na Data Magna o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Governo e coloque flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. Foi no dia 6 de março que o capitão José de Barros Lima, conhecido como "Leão Coroado", matou o comandante português que havia lhe dado voz de prisão, além de tomar o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro do Santo Antônio, com seus aliados.

Fechados

Escolas e faculdades foram algumas das instituições que adotaram a data como feriado fazendo uma pausa nas atividades letivas. As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público durante toda terça-feira (06).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *