Os professores vão sair em passeata em direção ao Cais do Apolo, em frente à Prefeitura do Recife / Foto: Simpere

JC Online

Em greve por tempo indeterminado desde a última segunda-feira (14), os professores municipais do Recife realizam, na manhã desta quarta-feira (16), uma manifestação no Centro do Recife.  A categoria bloqueou o trânsito no cruzamento da Rua do Sol com a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. Os professores saíram em passeata em direção ao Cais do Apolo, em frente à Prefeitura do Recife. Eles seguram cartazes e seguem acompanhados de um carro de som.

Greve

A decisão pela greve foi tomada em assembleia na última sexta-feira (11), com cerca de mil professores reunidos em frente ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Zona Oeste do Recife. Os professores reivindicam o reajuste salarial de 6,81%. Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere), Cláudia Ribeiro, 80% das instituições estão paralisadas, atingindo cerca de 310 escolas e mais de 96 mil alunos. “Estamos esperanto propostas da Prefeitura do Recife há quatro meses. Eles querem aplicar o percentual apenas para os professores em início de carreira, ou seja, 80 profissionais” relatou Cláudia.

Nota da Prefeitura do Recife

“A Prefeitura do Recife lamenta que o Sindicato dos Professores Municipais tenha optado por radicalizar o movimento com o processo de negociação em andamento. Somente este ano já foram realizadas mais de 20 reuniões setoriais, que discutem temas específicos de cada categoria. No caso da Educação, foram quatro reuniões. A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, e garante que vai continuar respeitando a legislação em 2018. A PCR reforça que mantém constantemente o diálogo aberto com todas as categorias de servidores municipais. A primeira mesa geral de negociação salarial 2018 já foi aberta”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *