Fonte: Amupe

As inscrições para o Prêmio ODS continuam abertas até a próxima segunda-feira (16). Muitas prefeituras em Pernambuco estão inscrevendo seus projetos: práticas que contribuem para o alcance das metas da Agenda 2030. Entre elas, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, que, inclusive, já foi premiada com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho de sustentabilidade ambiental, concedido pela CPRH – Agência Estadual de Meio Ambiente, na categoria Destaque Municipal.

O Projeto é o Sistema de Reuso de Água que transforma, através de um tratamento biológico, esgoto em água boa e rica em nutrientes para a irrigação do gramado do Estádio Valdemar Viana de Araújo, o “Vianão”. Com capacidade para 5 mil torcedores, o estádio precisa por dia de pelo menos 50 metros cúbicos (m³) de água para a manutenção do gramado. Pensando em formas alternativas e economicamente viáveis, a prefeitura realizou uma obra de captação do esgoto de um dos bairros da cidade para esse fim. “O município verificou uma área que apresenta topografia de acúmulo de água e que, neste limite de drenagem do terreno, um esgoto a céu aberto oriundo do Bairro São Braz poderia servir para o reuso”, explicou o tecnólogo em saneamento, Elias Silva.

A obra teve o custo de aproximadamente R$ 30 mil e consistiu na perfuração de poço estilo cacimbão, com 5 metros de diâmetro e seis de profundidade. “Adaptamos o sistema de tratamento com três biofiltros que canalizados junto ao poço apresentaram uma vazão de mais de 30 mil litros. Isso nos possibilitaria as condições de adução da água para o estádio”, acrescentou.

Com a ação, aproximadamente 50 m³ de efluentes deixaram de ser despejados no rio, além da economia de mais de 100 m³ de água por dia, gerando uma redução média de R$ 15 mil por mês nas despesas com água e energia aos cofres do município. Diante de um caso de sucesso, o objetivo do município é inovar em outras áreas. De acordo com a gestão da cidade, está em fase de construção a primeira praça pública com captação de água de chuva e reaproveitamento na sua manutenção e no campo de reaproveitamento de efluentes.

O Sistema de Reuso também concorre a um prêmio nacional promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, a ser anunciado no dia 15 de Agosto. A experiência foi apresentada pelo prefeito José Patriota no recente Fórum Mundial das Águas ocorrido recentemente em Brasília. O prefeito inclusive foi convidado para apresentar a iniciativa em países da África e da Ásia. “Fico feliz com a repercussão do projeto. Mostra que com inteligência, ousadia e criatividade, podemos enfrentar e superar qualquer problema,” destacou o José Patriota.

Inscreva a prática da sua Prefeitura,  mostre ao mundo que seu município tem uma gestão inspiradora!

Antes de iniciar o procedimento de inscrição da prática, leia com atenção o Regulamento do Prêmio e as orientações apresentadas no Guia de Apresentação da Prática.

Faça o download do Formulário de Apresentação da Prática inscreva sua prática!