A próxima oficina do Projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável acontecerá em Recife, capital de Pernambuco, nos dias 18 e 19 de julho. A capacitação de gestores/as ocorrerá na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na Av. Recife, 6205. As inscrições são gratuitas e cada município pode inscrever até três participantes. No final, haverá entrega de certificado. O Projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Instituto Pólis, com financiamento da União Europeia e parceria do ICLEI e Programa Cidades Sustentáveis.

O objetivo do Projeto é auxiliar 200 pequenos e médios municípios brasileiros na implementação dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS). As oficinas irão oferecer o apoio técnico necessário para a implementação de planos de desenvolvimento sustentável, tendo como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana (NAU).

“Discutir os ODS e a NAU é fundamental para os municípios acessarem recursos nacionais e internacionais”, afirma o diretor-executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira.

Gilmar Dominici, coordenador geral do Projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, destaca a importância das parcerias na realização das oficinas. “O objetivo é buscar parceiros que auxiliem a mobilizar os gestores locais na realização do ODS e da Agenda 2030”, explicou Dominici.

A oficina também busca sensibilizar os/as gestores/as a identificar os Programas, Projetos, Atividades e Ações realizadas pelos Municípios que estejam relacionados com os 17 ODS. Estes dados serão compilados e algumas experiências bem sucedidas serão selecionadas para compor uma publicação futuramente.

Edições anteriores

Já ocorreram quatro edições da oficina em municípios de diferentes regiões brasileiras. Nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, em Montes Claros (MG), participaram 54 gestores/as locais. A oficina de Teresina (PI), nos dias 25 e 26 de outubro do ano passado, contou com 17 inscritos. Realizada em 07 e 08 de março de 2018, a oficina de São Luís (MA) teve o maior número de participantes: 112. Nos dias 16 e 17 de abril, em Fortaleza (CE), foram 75 inscritos. A mais próxima será realizada nos dias 25 e 26 de junho, em Manaus, e já conta com 98 inscritos.

Serviço

Oficina do Projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável em Recife

Local: Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Av. Recife, 6205

Data: 18 e 19 de julho de 2018, a partir das 9h

Inscrições gratuita aqui

Informações: http://abm.org.br/ods/oficinas/oficina-em-recife-pe/