A campanha do candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, resolveu alugar um jatinho para dar conta da estratégia de percorrer três estados por dia. A partir de segunda-feira (13), ele começará a agenda de viagens, que terá como foco os grandes colégios eleitorais.

— Acabamos de decidir alugar o jato, não vai ficar à disposição, porque não temos dinheiro pra isso. Será um contato por quilometragem rodada. Mas é o jeito que teremos para cumprir agendas em três estados por dia, disse Lupi.

Segundo Lupi, Ciro terá palanque nos 26 estados e no DF. Desses, 17 palanques serão ao lado de candidatos a governador. Além dos nove candidatos do PDT ao governo (RJ, RS, AP, RN, AM, RO, MS, PB e SP), acertos locais darão palanques para ele no CE, PE, MA, ES, DF, SE, MT, GO e PA. E nos demais, conta Lupi, ou acordos com candidatos a vice-governadores ou candidatos ao Senado abrirão espaço para Ciro fazer campanha.

Por outro lado, Ciro planeja driblar o pouco tempo de propaganda eleitoral a que terá direito participando de numerosos eventos midiáticos, como debates e entrevistas. Até o momento, ele terá em mais da metade dos dias de campanha agendas dedicadas a essas participações. O pedetista já se comprometeu com 22 agendas desse tipo. Como ele fechou aliança formal apenas com o Avante, contará com somente cerca de 40 segundos de TV na propaganda eleitoral gratuita, que terá início no próximo dia 31.