Presídio Frei Damião de Bozzano, no Complexo do Curado (Foto: Bruno Lafaiete/TV Globo)

Três detentos foram baleados após uma briga dentro do Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife. Os homens foram socorridos para unidades de saúde. A confusão aconteceu na terça-feira (28).

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou, nesta quarta-feira (29), que os detentos feridos foram identificados como Eudes Martiniano Ferreira, 20 anos, José Mário Bonfim de Azevedo, 32, e Gedenis Douglas Barbosa da Silva, 31.

A secretaria apontou ainda que arma de fogo utilizada apreendida e os envolvidos encaminhados à Central de Flagrantes para providências cabíveis, mas não detalhou quantas pessoas estavam envolvidas na confusão.

Segundo o posto policial do Hospital da Restauração, dois homens deram entrada na unidade de saúde vindos do Complexo do Curado. Um havia sido baleado no rosto, enquanto o outro foi alvejado no rosto, na cabeça e na perna.

O Complexo do Curado tem três unidades e um histórico de problemas, tendo sido alvo de uma denúncia à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A superlotação foi um dos problemas constatados durante a visita da comitiva da Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2016.

Em julho deste ano, outro preso morreu após uma confusão registrada em outra unidade do Complexo Prisional. Em março, um detento morreu e outro ficou ferido durante uma confusão após a transferência de presos do PFDB para outras unidades prisionais.