Eleitores poderão avaliar a evolução dos temas eleitorais ao longo dos anos / Google Trends/Reprodução

Faltando menos de um mês para eleições, o ânimo dos internautas brasileiros parece não estar em alta quando o assunto é eleições. Segundo o Google Trends, os termos “Como anular meu voto?” e “Como justificar meu voto” aparecem como os mais procurados no gigante das buscas.

Para medir as interações digitais no pleito eleitoral, o Google lançou duas ferramentas de avaliação: A página Eleições 2018, vinculada ao Google Trends, coleta dados em tempo real referente ao pleito. Organizada em gráficos, o usuário pode verificar dados relativos ao candidato, como regiões em que é mais pesquisado e perguntas relacionadas.

A plataforma também mostra a oscilação do interesse pelos candidatos nos últimos 30 dias e fornece um base de dados sobre quais temas que mais despertaram atenção dos eleitores. Segundo a lista de assuntos mais procurados, Saúde lidera o ranking seguida por Educação, Emprego, Impostos e Crime.

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) é o candidato com mais interesse de busca nos últimos sete dias, com 82%. Em seguida, Ciro Gomes (PDT) pontua 7%; Fernando Haddad (PT), 5% e João Amoedo (Novo), 2%. Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (PODE) e Guilherme Boulos (PSOL) obtiveram 1%. Os demais candidatos possuem 0%. – Lembrando que os números citados não representam intenção de voto.

Busca do candidato

Outra ferramenta é o site “Na busca do Candidato”, onde o usuário pode verificar o que está sendo procurado em relação a cada postulante à presidência. A comparação é dividida em cinco categorias: Figuras Políticas, Mídia, Ideologia, Celebridades e Biografia.