O novo edital do Mais Médicos, aberto após a decisão de Cuba de se retirar do programa, já efetivou 224 profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, 200 já se apresentaram às Unidades Básicas de Saúde e estão trabalhando. No total, foram abertas 8.517 vagas.

A lista com a localização e a quantidade de médicos por cidade foi divulgada na segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

Não há a informação se todos eles são brasileiros. O que se sabe é que os profissionais tem registro no Conselho Regional de Medicina ou foram aprovados no Revalida.

Eis a lista com o número de médicos contratados para os poucos municípios de Pernambuco até o presente momento e onde atendem:

Agrestina (1), Bodocó (1), Carpina (2), Moreno (1), Recife (3), e São Vicente Ferrer (1).

Na noite desta segunda-feira, uma semana após o edital ser lançado, o ministério informou que 97,2% das vagas ofertadas já haviam sido. Segundo o órgão 8.278 das 8.517 vagas já estavam alocadas para atuarem de forma imediata. As inscrições ficarão abertas até 7 de dezembro.

Para que todos os Estados e municípios brasileiros tenham suas necessidades asseguradas, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que estuda realocar médicos que já integram o programa Mais Médicos para locais que não tiverem a adesão de novos profissionais.