Petrolina em Pernambuco, Juazeiro e Sobradinho, na Bahia, se juntarão a mais 800 cidades no Brasil que não terão mais o sinal analógico na programação local dos canais de TV aberta. às 11h59 desta quarta-feira (09), o sinal analógico será desligado definitivamente nessas cidades. A programação só será acessada por meio do sinal digital.

O desligamento ocorreria por completo dia 5 de dezembro último, mas o Ministério das Comunicações adiou para 9 de janeiro o desligamento definitivo nas três cidades do Vale do São Francisco. Os demais municípios continuam com programação normal via analógico, até o Ministério definir uma nova programação de desligamentos.

Lembrando que quem tem TV por assinatura ou antena parabólica não precisa se preocupar, pois esses sistemas já oferecem sinal digital. Segundo a Seja Digital, empresa que coordena o processo de sinal analógico para digital, técnicos da empresa ficarão até o começo de fevereiro na região para auxiliar de graça, a instalação dos kits digitais para aparelhos que não possuem a tecnologia, basicamente as de tubo e os aparelhos de TV de LED fabricados antes de 2010.