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Por Jarbas Vasconcelos*

As crises econômicas desafiam os agentes políticos de Pernambuco e dos demais estados a revisitar as formas tradicionais de coordenação regional voltadas à melhoria do bem-estar de sua população. Numa região como o Nordeste, esse desafio salta aos olhos. A defasagem ainda é significativa em relação às demais regiões. Com 28% da população nacional, nosso PIB continua oscilando em torno de 15% do país. A produtividade representa 57% da nacional, sendo especialmente baixa no setor agropecuário, mesmo com a incorporação de novas áreas de agricultura moderna, como o oeste da Bahia e o sul do Maranhão e Piauí.

Se uma década de cenário mais favorável foi insuficiente para uma redução dos desequilíbrios regionais, enfrentá-los num contexto de forte restrição fiscal exige esforços que valorizem as vocações locais e as complementaridades regionais.

O Nordeste já se mostrou capaz disso numa pauta como a Transposição do São Francisco. Também temos sido capazes de contribuir com a participação de energias renováveis na matriz elétrica brasileira. Podemos, portanto, dar passos similares em outras agendas.

A integração logística é um exemplo estratégico de ganho regional por seu potencial em reduzir custos e atrair novos investimentos. Outros exemplos: a integração ferroviária, tendo por eixos a conclusão da Ferrovia Transnordestina e da FIOL (Caetité – Ilhéus); o foco nos gargalos das principais rodovias de integração, como a BR-101 e a BR-116; o impulso à aviação regional, fortalecendo assim os polos turísticos e os terminais de carga; o estímulo regulatório à cabotagem, em especial entre os portos de Pecém, Suape e Salvador.

O Nordeste é um dos berços da nacionalidade brasileira. Tem na sua gênese a luz das transformações e a força das mudanças. Tem passado e o olhar de futuro. Possui lideranças corajosas para seguir construindo sua unidade. O viço da região está no seu conjunto, em uma agenda de consenso em favor do todo.

*Jarbas Vasconcelos é senador da República pelo MDB de Pernambuco.