O programa Vida de Gado, apresentado na Rádio Pajeú FM, pelo aboiador/vaqueiro, Antonio Martins, carinhosamente conhecido como “Antônio meio mundo”, completou neste sábado 35 anos de história, sempre homenageando o homem da ‘toga de couro’ ou simplesmente, o vaqueiro. No início, indo ao ar todas as sextas-feiras a partir das 17 horas, com uma programação voltada exclusivamente para categoria ‘encasacada’ de couro e gibão.  

Com a nova grade de programação da Rádio Pajeú, que migrou recentemente de AM para FM, o programa agora está indo ao ar nas tardes de sábado, no mesmo horário, das 17 às 18 horas.

Antônio ‘meio mundo’ tem uma característica singular que representa essa categoria, um chapéu de couro sempre foi à marca registrada do apresentador, quem o conhece sabe que ele não se aparta dessa indumentária que traduz a saga do vaqueiro.

Não se tem notícias de um programa de rádio nesse interior pernambucano, quiçá no Nordeste, que tenha durado tanto tempo numa programação do rádio/jornalismo, e com uma audiência garantida durante os 35 anos, pois são muitos ouvintes que esperam o fim da tarde dos sábados, somente para ouvir os aboios e os forrós típicos dos vaqueiros, dos criadores, cuidadores de animais que representam a preferência pelo programa no Sertão nordestino.

“Tenho um público cativo, são amigos vaqueiros ou não, que me ajudam em vários sentidos, são os amigos que patrocinam de alguma forma para que o programa tenha essa existência”, diz Antônio Martins.

Este ano o programa foi apresentado na tarde deste sábado (16), com duas horas de duração, um aumento no horário para receber os vários amigos do apresentador que vieram se apresentar ao vivo, nos estúdios estavam Chico Arruda e seu filho João, que vieram de Sertânia, única e exclusivamente para se apresentar no programa, também se apresentou Genaílson do Acordeom, os poetas Diomedes Mariano e Alexandre Morais, o comunicador e professor Saulo Gomes, da Rádio Folha FM, de Recife, e vários amigos que procuraram uma brecha para demonstrar a amizade que tem com o programa, e também com o vaqueiro representante dos crepúsculos vespertinos, que se chama Antônio Martins.