A importância das atualizações do Windows e dos aplicativos do seu celular

Por Hugo Vitorino*

Quase todos nós já nos deparamos com a seguinte mensagem ao desligar o computador: “Atualizando o Windows não desligue o computador”. Aí você pensa: “Coisa chata! Vou desligar, meu computador está funcionando bem, não tem motivos pra atualizar”. Pois é nesse momento que seu computador ou celular pode parar de funcionar bem, além de prejudicar o desempenho, usar software desatualizado pode comprometer a segurança dos seus dados.

Todo Software (programa de computador), seja o Windows ou qualquer outro como o Microsoft Office, os navegadores que você usa para acessar a internet, como o Firefox, Google Chrome e Internet Explorer são produtos de fábrica, mas como assim produtos de fábrica? Para desenvolver um Software, os chamados Analistas de Sistemas fazem um levantamento, uma documentação de todos os requisitos que esse Software precisa ter, quais são suas funcionalidades, limitações, questões legais relacionadas ao desenvolvimento e uso desse software, para que, no final, tudo esteja de acordo com o que foi planejado, para que a necessidade do cliente seja atendida e os aspectos legais também.

Como todo produto de fábrica, um software é exaustivamente testado pelos seus desenvolvedores e por pessoas que nem acompanharam o desenvolvimento, a fim de tornar o teste mais rígido, e assim são encontrados erros (os chamados bugs, que significa “besouro” na língua inglesa) e esses erros previamente detectados antes do lançamento são corrigidos. Mas aí fica a pergunta: “se os erros são corrigidos, então o software sai 100% funcional da fábrica dele?”; A resposta é: não. Como em todo produto, os desenvolvedores do Software não conseguem simular nos testes antes do lançamento todos os cenários possíveis em que esse software será usado, e somente os usuários finais, como eu e você, vão colocar esses softwares para funcionar nas mais variadas condições e isso faz com que mais falhas e erros sejam detectados. As atualizações de software são lançadas pelas empresas para que essas falhas e erros sejam corrigidos e o software possa funcionar de forma mais estável e segura.

As atualizações mais comuns incluem melhorias de desempenho e segurança. Portanto, não deixe de atualizar seu software sempre que receber uma notificação ou mensagem, no seu computador, no seu celular, tablet, é importantíssimo usar softwares atualizados. As mensagens de atualização e o tempo gasto podem parecer inúteis, mas é uma garantia de que seu dispositivo vai continuar funcionando da forma mais segura e eficiente.

Você, leitor, pode enviar suas dúvidas e sugestões para o e-mail beabadosbits@outlook.com e para o Twitter @beaba_bits.

*Hugo Vitorino é Técnico em Tecnologia da Informação do IFPE, aluno do Curso de Administração de Empresas da UFRPE, usuário de Linux e Tricolor do Arruda.