Por Franklin Portugal*

Muitos estão se perguntando: será que o desenho será o mais comum? O mais óbvio? Aquilo que representa uma lógica? Lógica tão batida e revirada que é um dos grandes da capital fazer festa e levantar a Taça do Estadual. É, pensava-se que 2019 poderiam trazer surpresas – e quem sabe ainda não traz? Mas, depois da performance do Central de Caruaru no ano passado em que por pouco não sai Campeão, ficou com o vice diante do Náutico, a decepção pairou com a equipe carta fora do baralho, caindo diante do Salgueiro.

Outros foram acompanhando a Patativa nesse jogo de empurrar o primeiro dominó e ver os demais caírem em fila. Dos pequenos também o Vitória deu adeus ao Campeonato ao ser eliminado pelo Náutico. O Petrolina foi goleado e pegou voo de volta da Ilha do Retiro, a viagem foi só de ida, porque também deu um até breve pro Estadual, favor concedido pelo Sport.

Ainda há de se depositar esperanças no interior através do bravo Afogados FC, que enfrenta o Santa Cruz nesta quarta-feira (27) no Arruda, às 19h15. Quem sabe o fora da lógica não desponta?

O Afogados FC chega embalado para o duelo. Isso porque a sexta colocação na fase classificatória além, é claro, da vaga nas quartas de final, também garantiu o time da bela Afogados da Ingazeira, na Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. 

Como adversário do Santa Cruz por uma vaga na semifinal do Campeonato Pernambucano, o Afogados mesmo embalado, sabe que não terá vida fácil. Pelo menos é o que garante o técnico da Coruja, o experiente Pedro Manta. Segundo ele, será um duelo entre “Davi e Golias”.

De resto, ainda teremos o Salgueiro, acostumado a chegar em fases agudas e decisivas. Se a bola rolar certo, e que o apito não entregue de bandeja a vaga ou consagração para aqueles já mais que habituados à Taça, por vezes merecedores que são pelo mais alto nível técnico, por vezes ajudado sim, pela FPF, que prefere achar que Campeonato Pernambucano só deve premiar apenas 3, em detrimento de muitos outros.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e toda as terças-feiras colabora com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.