Maria Cristina da Silva é moradora do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, e há cinco anos faz do artesanato uma profissão

Encerram-se nesta segunda-feira (15) as inscrições para grupos de mulheres artesãs participarem do Edital da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) para a 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 3 a 14 de julho de 2019.

Serão selecionados 20 grupos de artesãs para expor suas mercadorias no Estande Institucional da Secretaria, além de quatro grupos que participarão do desfile da Passarela Fenearte.

Podem concorrer associações, cooperativas, redes de produção e comercialização e grupos produtivos de artesanatos formais ou informais, que residam em Pernambuco.

O edital com todas as informações e instruções, bem como o formulário de inscrição e passo a passo, está disponibilizado no site da SecMulher-PE. As interessadas que tiverem dificuldade de acesso à internet ou de compreensão de qualquer item, podem realizar a inscrição também de forma presencial, na Coordenadoria de Trabalho e Renda, na sede da Secretaria da Mulher de Pernambuco, localizada na Rua Cais do Apolo, 222, 4º andar – Recife Antigo.

INTERIOR

O Blog entrou em contato com a secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, que por ser responsável também pela Sala do Empreendedor, nos informasse se algum órgão competente do município estaria com a incumbência de promover a divulgação através da imprensa local e consequentemente juntar as artesãs de Afogados da Ingazeira e levar para 20ª Feira de Negócios Nacional do Artesanato de Pernambuco – Fenearte.

Por sua vez Flaviana Rosa informou que “A Fenearte tem várias modalidades de inscrições: via prefeituras, estados, países, institucional ou individualmente. O processo é amplamente divulgado no site e redes sociais do Governo do Estado, todos que tiverem interesse, se inscrevem pelo próprio site. Essas inscrições abriram ano passado, e para participar, os artesãos precisam ter a carteira do artesão, que é solicitada no Centro de Artesanato de Pernambuco, em Recife”, disse Flaviana, acrescentando: “Você solicita e passa por uma curadoria que comprova que de fato o artesão é o autor dos produtos na hora da inscrição. De Afogados da Ingazeira somente duas artesãs da rede de mulheres Produtoras do Pajeú tem essa carteira atualizada. Em 2016 ou 2017 em parceria com o Sebrae, a Prefeitura trouxe esse serviço para Afogados da Ingazeira que selecionaram artesãos da região indo até o município de Tacaratu. Mas cada artesão deve fazer a seleção todos os anos, com essa carteira pode se inscrever diretamente nos sites do governo ou da Fenearte”, concluiu a secretária em sua resposta enviada ao blog.

Todas as informações importantes para preencher o formulário estão disponíveis no Edital. É fundamental a leitura dele para obter sucesso no processo seletivo e conhecer a dinâmica do estande e de toda logística durante os 12 dias de feira. Após o término das inscrições será realizada, nos dias 22 e 23 de abril, a seleção dos produtos através da equipe de curadoria. A divulgação dos grupos selecionados acontecerá em 25 de abril do corrente ano através do site e demais mídias da SecMulher-PE.