O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, promoveu nesta terça-feira (30), a Conferência Municipal da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.   

A Conferência aconteceu no auditório da Escola Estadual de Referência Ione Góes de Barros e reuniu um bom número de idosos para debater as políticas públicas, sobretudo nas áreas de assistência social, saúde e educação, direcionadas para a pessoa idosa, assim como apresentar propostas de melhorias nessas mesmas políticas.  

A assistente social, Danubia Kátia, ministrou uma palestra sobre os desafios do envelhecimento nos dias atuais. Participaram da conferência, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – que tem Fátima Guerra como presidente, ASAVAP, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, secretarias municipais e o vice-prefeito Alessandro Palmeira.  

“Precisamos reverenciar os nossos idosos, como fonte de aprendizado e experiência. Aprender com eles, respeitá-los, cuidar e implantar políticas que lhes garanta uma vida digna, sem violência, sem abandono, sem exclusão,” destacou o vice-prefeito, Alessandro Palmeira, que destacou também programas importantes coordenados pela Prefeitura, que tem como um dos públicos-alvo, os idosos. Programas como a academia da saúde, a educação de jovens e adultos, farmácia básica e as ações de geração coordenadas pela assistência social.