Diante do grande número de casos de violência doméstica em toda a região, a vereadora de Serra Talhada Vera Gama (PR) iniciou um movimento reivindicando a instalação de uma Delegacia da Mulher na cidade. Ela agendou para o próximo sábado, 4 de maio, a manifestação “Delegacia da Mulher Já!”, visando envolver grande parte da população serra-talhadense na causa.

Na data do aniversário de emancipação política de Serra Talhada, Vera objetiva reunir mulheres e homens em prol da demanda, todos de camisa preta, num bloco especial.  “Com o apoio do prefeito, dos deputados, vereadores e secretários, podemos trazer esse órgão tão importante para nossa cidade. O Governo do Estado já anunciou a implantação de três unidades, e nós pedimos a todos que nos apoie, para que uma delas seja aqui”, salienta a vereadora.

A delegacia especializada é um importante instrumento de combate à violência contra a mulher e como forma de repúdio à maneira como elas eram tratadas nas delegacias comuns. Muitas das delegacias, de acordo com o Blog de Alvinho Patriota, eram administradas por homens que apresentavam grande dificuldade em reconhecer como crime a violência doméstica, preferindo entender as agressões como meros ‘desentendimentos familiares’.