Metrô do Recife

Conforme divulgado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Metrô do Recife volta a funcionar às 16h desta sexta-feira (14), dia da greve geral convocada em todo o País com atos contra a reforma da Previdência e o contingenciamento na verba das instituições federais. 

As linhas Sul e Centro do Metrô do Recife funcionarão nesta sexta-feira das 16h às 20h, horário de pico do sistema, após terem circulado somente entre 5h e 9h. A linha Diesel, por sua vez, não terá operação. Segundo a CBTU, a decisão foi tomada para minimizar os transtornos aos passageiros em razão da adesão dos metroviários à paralisação.

Ônibus

Com a paralisação dos metroviários, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de linhas de ônibus para os usuários das linhas Sul e Centro do Metrô.

Segundo o órgão, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.

Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby. Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem em Jaboatão dos Guararapes, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife.

Ainda serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira, segundo o Grande Recife.

O Grande Recife orienta que quem estiver no Centro deve se dirigir ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à avenida Guararapes, locais de maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana do Recife.