Por Naldinho Rodrigues*

Caro leitor, você lembra de algum ídolo chamado de José Alcides Gerardi? Claro que não! Mas se falarmos de Alcides Gerardi? Muitos vão recordar…

Pois bem, Alcides Gerardi foi um cantor e compositor brasileiro que nasceu em 15 de maio de 1918 no Rio Grande do Sul. Ainda criança mudou de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, onde terminou o curso primário e começou a trabalhar com o pai (João Alcides Gerardi). Continuou seus estudos, trabalhando ao mesmo tempo no comércio até 1935, quando começou a carreira de cantor, como crooner numa Orquestra de Dancing. Na mesma época tentou o rádio, candidatando-se como calouro num programa da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, mas não conseguiu ser contratado. Em 1939 atuou no conjunto Namorados da Lua como vocalista, época em que sua voz começou a se destacar.

No mesmo ano gravou em edição particular, o samba de Nelson Cavaquinho (Não Faça Vontade a Ela). Em 1941 foi convidado a formar o conjunto os Três Marrecos, com Marília Batista e seu irmão Henrique, de curta carreira.

Três anos depois, foi convidado para trabalhar na Rádio Transmissora. Com a música (Lourdes), gravou comercialmente pela primeira vez, em 1946, na Odeon. Três anos depois foi para a Rádio Tupi, onde ficou até 1953, quando se transferiu para a Rádio Nacional.

Em 1955 foi contratado pela organização Victor Costa (depois extinta), tendo três anos mais tarde lançado sua primeira composição (Filha do Coronel), interpretada por ele mesmo, pela gravadora CBS. Seus principais sucessos como cantor foram às gravações: Antonico, E Daí, Professora, Tudo foi Ilusão, Pergunte a Ela, Abaixo de Deus, Céu Estrelado, Rei dos Reis, Agora, Nostalgia, Serenata Suburbana e Cabecinha no Ombro.

Ao longo da carreira, Alcides Gerardi lançou 106 discos em 78 RPM e 15 LPs, além de participar e de ter gravações incluídas em 49 coletâneas em especial com músicas de carnaval e ter mais 10 coletâneas com seus sucessos.

Alcides Gerardi morreu em 01 de março de 1978, aos 59 anos por complicações decorrentes de um acidente de carro, quando voltava de um show pela Via Dutra.

Vamos curtir um dos grandes sucessos desse talentoso gaúcho de Rio Grande… Alcides Gerardi… Serenata Suburbana.

*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o Passado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 7 da manhã.