Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Ao divulgar os detalhes sobre o Vestibular IFPE 2020, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que contará com 4.715 vagas distribuídas em 61 cursos de 16 campi, foi apresentado novidades. Uma das novidades, segundo a reitora da instituição, professora Anália Keila Rodrigues, é que pessoas com mais de 50 anos deverão ser isentas do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30. Os interessados em concorrer às oportunidades podem se inscrever, no site do vestibular, entre os dias 14 e 24 de outubro, além de entregar documentos no campus onde almejem estudar.

Para a professora Anália Rodrigues, a isenção para pessoas em idade avançada é uma forma de reparar lacunas na educação brasileira. “Isso [a isenção] é baseado em dois dados: primeiro, que a população está envelhecendo, e com a população envelhecendo, se faz necessário que as instituições públicas de ensino concebam e implementem políticas para essa população. O segundo motivo, é porque o Brasil ainda tem uma dívida de formação com as pessoas que estão na geração de 50 anos ou mais”, justificou. 

Mesmo com o contingenciamento de verbas, a reitora reforçou o compromisso com a sociedade, mencionando a liberação de R$ 10 milhões efetuada pelo Ministério da Educação (MEC), na última semana. Sobre o número de pessoas atendidas pela nova medida, ainda não há uma estimativa. “A gente está fazendo uma primeira experiência de isenção e não conseguimos ter um número exato”, concluiu. 

As provas do vestibular do IFPE serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Para conferir a lista completa de cursos ofertados e outras informações, confira o edital do certame. Os demais candidatos que desejem solicitar isenção, podem fazê-lo através da página de inscrições.