Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Neste sábado (12) é de festa para a comunidade católica. Para comemorar o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a programação para a data. 

Às 9h, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio, preside a Missa em honra a padroeira do Brasil na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista, no bairro Bela Vista, em Vitória de Santo Antão. Na matriz de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, dom Fernando Saburido presidirá a Santa Missa, às 10h. À tarde, o bispo auxiliar preside a Missa Solene de encerramento na matriz do Ipsep (às 16h) e a procissão (às 18h).

O Vicariato Vitória de Santo Antão ganhará seu primeiro santuário. Às 17h, a igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada em Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, será elevada a santuário. 

Na solenidade de instalação do santuário, o pároco padre José Araújo dos Santos Júnior, missionário da Comunidade Obra de Maria, será empossado reitor do santuário pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, filho de Juçaral e presidente da solenidade. 

O templo que faz parte da paróquia de São José, construído em abril de 2017, abriga desde a sua inauguração a imagem peregrina da Mãe Aparecida, que percorreu todas as paróquias da Arquidiocese, entre os anos de 2016 e 2017, durante o Ano Mariano Nacional. 

A festa em Juçaral tem início ainda na madrugada, às 4h, com caminhada de romeiros, Procissão, Missa Solene e programação cultural. Caravanas de romeiros de Aliança, Cabo, Recife e Vitória também estão confirmadas. 

Imagem de 45 metros de altura 

A região de Juçaral é bastante procurada por romeiros e devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Por isso, está prevista a construção de uma imagem de 45 metros de altura, na Pedra da Pimenta, tendo em sua base uma capela com o Santíssimo Sacramento. A expectativa da arquidiocese é fomentar a vocação natural para o turismo religioso e ecológico no local, favorecendo o desenvolvimento da região. 

A arquidiocese possui quatro as paróquias dedicadas à padroeira do Brasil, localizadas nos municípios de Jaboatão (no bairro Vila Rica, criada no ano 2012), do Paulista (bairro do Janga, criada em 1997),  Recife (bairro do Ipsep, criada em 1958) e Vitória de Santo Antão (bairro Bela Vista, criada no ano 2000).