A Prefeitura de Petrolina realizou mais uma iniciativa pelo equilíbrio ecológico do Velho Chico, nesta quinta-feira (07), liberando cerca de 15 mil alevinos do trecho do rio na cidade. A ação faz parte do projeto da prefeitura ‘Orla Nossa’, coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e contou com parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marinha e os pescadores. Foram lançados peixes recém-nascidos das espécies piau verdadeiro e pacumã.

Atualmente, o rio passa pelo que se chama de período de defeso, ou seja, uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies. Por isso, é realizada a ação da soltura dos alevinos, que visa a aumentar a oferta de peixes de valor econômico para a pesca comercial e de subsistência, além de recuperar espécies que estão ameaçadas em extinção.

De acordo com o Blog de Carlos Britto, durante esse período, é importante também ressaltar o trabalho de conscientização junto aos pescadores locais, que são instruídos a não pescar com rede. Só é permitida a pesca de até cinco quilos para consumo próprio, sujeitos a sanções caso descumpram a indicação.

Peixamentos                       

Desde o início do projeto, já foram liberados 250 mil alevinos, colaborando para a preservação e manutenção dos estoques pesqueiros do rio. Para o diretor de projetos da AMMA, Victor Flores, o peixamento representa uma ajuda para a bacia e garante a sobrevivência dos pescadores. “Queremos garantir o povoamento de peixes no rio tanto para revigorar a economia local quanto para cuidar do nosso ecossistema. Contar com o apoio dos pescadores para isso é também essencial”, comenta Flores.