http://s2.glbimg.com/1rG20k9IY5OTD6F8zGvxI9buzbk=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/12/03/casa_2.jpg

O colorido das luzes do Natal já pode ser visto nas ruas, comércios, prédios e residências. Para prevenir acidentes com a energia elétrica, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) reforça as orientações de segurança com relação ao manuseio e instalação dos itens que compõem a decoração natalina.

Confira:

1 – Revise as instalações elétricas da residência com auxílio de um profissional antes de realizar a montagem da decoração. Isso evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos.

2 – Observe o estado de conservação de pisca-pisca utilizados em anos anteriores e evite ligar os que estiverem desgastados, com fios desencapados e partes metálicas expostas, pois há risco de fuga de corrente e de choque elétrico.

3 – Dê preferência a árvores de Natal fabricadas com material resistente ao fogo e aos enfeites natalinos certificados pelo INMETRO. As embalagens dos pisca-pisca devem conter informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso.

4 – Utilize um filtro de linha para ligar várias tomadas da árvore, presépios e outros itens da decoração e evite o uso, mesmo que de forma provisória, dos chamados “T” (benjamins).

5 – Monte a parte elétrica da decoração longe de materiais com risco inflamável, tais como tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor e afaste os fios de estruturas de metal, pois elas são condutoras de corrente elétrica que podem provocar choques.

6 – Só realize a montagem da decoração natalina com a parte elétrica desligada e evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas com os plugues conectados nas tomadas.

7 – Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue.

8 – Não permita que as crianças toquem na decoração natalina quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico.

9 – Nas áreas externas das residências, redobre o cuidado durante a instalação e retirada de pisca-pisca tanto para prevenir choques elétricos quando para evitar o risco de quedas. Exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico – por isso ela só deve ser montada e retirada com o disjuntor da residência desligado.

10 – Não instale enfeites natalinos próximo aos postes, fios ou medidores da Celpe e não faça ligações clandestinas de energia (o popular “gato”) para acender a decoração externa em ruas. Além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco, o “gato” é crime, pode provocar a queima de eletrodomésticos e curto circuitos que podem apagar o brilho dos festejos natalinos.

11 – Em caso de acidente, desligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Ligue para o SAMU (192) e Celpe (116).

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).