3º Festival de Violeiros Ivanildo Vila Nova — Foto: Prefeitura de Caruaru/Divulgação

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, através da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), realizará no domingo (24), a partir das 16h, o 3º Festival de Violeiros Ivanildo Vila Nova. O evento acontecerá na Praça Chico Porto e irá oferecer um espaço para os repentistas e mais de 15 poetas. O acesso do público ao festival será gratuito. A apresentação será de Hérlon Cavalcanti e a comissão julgadora contará com integrantes da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC).

O festival contará com a presença de repentistas e declamadores de Caruaru e região que participarão em duplas: Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; Daniel Olímpio e Edvaldo Zuzu; João Lídio e Luciano Leonel; Severino Feitosa e Zé Carlos do Pajeú; Raimundo Caetano e Raulino Silva. Os poetas declamadores Iponax Vila Nova e Jeferson Moisés também estarão no festival, assim como os poetas emboladores Curió de Bela Rosa, Barra Mansa e Caetano da Ingazeira.

O festival foi criado em 2017 pela atual gestão da Prefeitura de Caruaru, através da FCTC, sendo parte da promoção da cultura popular. O nome do festival homenageia Ivanildo Vila Nova, um dos poetas repentistas mais importantes da história da cantoria, que, inclusive estará presente no evento em participação especial.