Através do Conselho Municipal do Idoso, a Prefeitura de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, realizou um levantamento de dados que definiu o perfil dos idosos que vivem no município. O projeto social elaborado foi encaminhado ao Banco Santander e o município obteve a notícia de que foi contemplado entre mais de 200 projetos de todo Brasil.

A aprovação, junto à instituição financeira vai possibilitar ampliar políticas para as pessoas da chamada terceira idade, ampliando toda oferta já implantadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O programa Parceiro do Idoso é resultado de duas experiências do Santander no campo do Investimento Social: o Programa Amigo de Valor e a extinta categoria “Programas Exemplares” do Concurso Talentos da Maturidade, que apoiava ações direcionadas a idosos vulneráveis. O Santander, por meio de diversas iniciativas próprias, apoios e parcerias, busca contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento do País, fomentando setores como de esporte, educação, cultura e lazer.

Criado em 2013, o programa Parceiro do Idoso usa o incentivo fiscal previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) para fortalecer o sistema de proteção aos direitos desse público. Para isso, os clientes e fornecedores do Santander destinam parte do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos do Idoso. Além de fazer a gestão do programa e acompanhar os resultados, o Santander também participa destinando recursos do seu próprio IR.  Pela lei, pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem participar destinando até 1% do IR devido. Os valores arrecadados vão para os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e são utilizados na implementação de projetos de atendimento a idosos que tiveram seus direitos violados ou ameaçados, em situações como: negligência, violência física ou psicológica e abuso financeiro ou violação patrimonial. Os municípios são selecionados pelo programa a cada dois anos, via edital.

As iniciativas são acompanhadas pela equipe do Santander com atenção e com ênfase no monitoramento dos resultados alcançados. Assim já a partir de janeiro de 2020, o programa Parceiro do Idoso do Banco Santander realizará um completo diagnóstico da situação do idoso no município, para verificar quais os anseios e necessidades, como também as vítimas de negligência, maus-tratos e violência para que oportunamente se reformulem as Políticas Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, estimulando a participação cidadã e a melhoria na qualidade de vida dos atendidos em nosso município.

A secretária de Desenvolvimento Social, Paula Cristiane, ressalta que a ação foi construída através do “trabalho conjunto que vai fortalecer o olhar da gestão municipal para os homens e as mulheres da terceira idade”.

Além dos recursos para a prevenção da violência contra o idoso, Paula comemora  mais projetos que foram aprovados junto à instituição em prol de adolescentes. “Isso também mostra a credibilidade do município na captação de recursos”, destacou a secretária da pasta. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Triunfo.