“É o melhor Carnaval em linha reta do mundo”. Quem nunca ouviu essa frase, em tom de brincadeira, dita por um pernambucano orgulhoso ao falar da festa no Estado? Sem bairrismo ou puxação de saco, é fato que Pernambuco tem várias opções para curtir o Reinado de Momo. O colorido das fantasias, a criatividade dos foliões e a animação das brincadeiras chamam a atenção do litoral ao Sertão. Nas farras do interior, reinam os caboclos de lança e mascarados que em cada canto ganham um nome diferente.

Em Bezerros, no Agreste, distante 102 quilômetros do Recife, a Terra do Papangu vê sua população dobrar no domingo. A expectativa é de que 120 mil pessoas estejam no município. Para receber tanta gente, a Prefeitura montou sete polos de animação que vão funcionar simultaneamente. O maior de todos é o Quartel General do Frevo, ou simplesmente QG do Frevo, na Rua da Matriz, onde haverá vários shows. Elba Ramalho é uma das atrações deste domingo.

Em Pesqueira, também no Agreste, o destaque é o caipora, personagem que usa estopa para cobrir o rosto. Esses mascarados podem ser vistos até a terça-feira. “São mais de 270 blocos e troças durante todo o Carnaval. O maior de todos é o Lira da Tarde, considerado o Galo da Madrugada do interior. Desfila domingo, segunda e terça-feira à tarde, sempre com uma multidão acompanhando”, diz a diretora de Turismo, Ariselma Araújo.

A programação montada pela Prefeitura será em três polos: Praça Dom José Lopes e no bairro do Prado, para adultos, e na Praça Jurandir de Brito, para o público infantil.

SERTÃO

Trios, blocos, troças, mela-mela e orquestras de frevo vão garantir a folia em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Já no sábado, foi à vez do Bloco Asa no Frevo, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), e o Blog PE Notícias se fez presente, registrando tudo. Os tabaqueiros, personagens que se destacam no Carnaval da cidade, participam neste domingo de um concurso e um grande desfile. A concentração começa às 14h, no Polo dos Tabaqueiros, na Rua Professor Vera Cruz. No fim da tarde, por volta das 18h, eles saem pelas ruas acompanhados do Trio Naja. A noite tem o Bloco A Onda, que desce a avenida puxado pelo Trio Elétrico Xavante. Na Segunda-feira tem o tradicional Bloco Tô na Folia que desfila há 20 anos e terça-feira, tem o Bloco A Cobra Vai Subir e o novato Bora pra Frente, e outros blocos devem garantir a farra até a Quarta-feira de Cinzas.

Em Triunfo, também no Sertão do Pajeú, quem domina a folia é o Careta, personagem que além de mascarado usa chicotes e relhos. Na segunda é o Dia Estadual do Careta (sempre na segunda-feira de Carnaval). Natural, portanto, que eles tomem conta da cidade. São esperados mais de 200. A partir das 15h eles estarão reunidos no Alto da Boa Vista. Uma hora depois sairão num desfile até o Pátio de Eventos, no Centro.

Em Petrolina, a festa estará espalhada em quatro polos, com mais de 50 artistas, bandas e blocos. O tema é “Seja sua fantasia”. Na programação deste domingo, na orla, na beira do Rio São Francisco, as atrações são a Banda Sem Radar, Lenno e Luan Estilizado. Na Petrolina Antiga haverá shows de Peu Bandeira e Camila Yasmine. A Praça 21 de Setembro receberá Edênio Lima, Swing Samba e Frevo Skalla. No polo Areia Branca tem Trio Granah, Guerber Pereira e Cavalo de Fogo.

 
bove=""