A Prefeitura de Afogados da Ingazeira montou barreiras nas entradas da cidade para identificar e orientar motoristas que vem de outras localidades. Além de orientar a respeito de aspectos relacionados à prevenção ao coronavírus, motoristas e passageiros foram instados a informar o objetivo da vinda ao município.

Quem apenas estava de passagem, recebeu panfletos de orientação e seguiu viagem. Os que tinham Afogados como destino, foram cadastrados para acompanhamento, após relatarem se tiveram histórico de contatos com casos de coronavírus, ou se eram oriundos de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que possuem grande quantidade de casos. Foram parados carros de passeio, ônibus e caminhões.  

Outra ação importante foi à demarcação de espaços, com pintura de faixas amarelas, nos bancos e lotéricas, para garantir o espaço mínimo de dois metros entre as pessoas que estejam nas filas. Mais cedo, o coordenador da defesa civil, Carlos Neves, participou de uma live no perfil da Prefeitura no Instagram ( @afdaingazeira ), em parceria com o @corujaodopepeu , falando sobre as ações da defesa civil e o monitoramento da Barragem de Brotas.