A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também se posicionou sobre o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em rede nacional de televisão na noite desta terça-feira (24). Por meio de nota, assinada pelo presidente da entidade, o prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (PSB), os prefeitos anunciaram que mantém as medidas de prevenção adotadas pelo governo de Pernambuco no enfrentamento a covid-19. O Estado registrou a primeira morte por coronavírus na tarde desta quarta-feira (25).

Os prefeitos também se disseram “indignados” com o pronunciamento.  “Constatamos que o presidente vai na contramão dos chefes do Executivo e autoridades sanitárias de todo o mundo e é contraditório ao posicionamento que vem adotando o seu próprio Ministro da Saúde, todos preocupados em proteger a população. Voltar à normalidade hoje, quando o vírus acena fortemente e já atinge inúmeros cidadãos brasileiros, é uma insensatez”, diz um trecho.

Assim como declarou o governador Paulo Câmara (PSB) sobre o pronunciamento, os prefeitos também reforçaram que “o país necessita de lideranças sérias”. 

Confira posicionamento:

MENSAGEM DA AMUPE AOS PREFEITOS E PREFEITAS DE PERNAMBUCO APÓS PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA 

A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, preocupada com a disseminação do coronavírus e prejuízos irreparáveis à nossa população, lamenta o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro. Indignados, constatamos que o presidente vai na contramão dos chefes do Executivo e autoridades sanitárias de todo o mundo e é contraditório ao posicionamento que vem adotando o seu próprio Ministro da Saúde, todos preocupados em proteger a população. 

Voltar à normalidade hoje, quando o vírus acena fortemente e já atinge inúmeros cidadãos brasileiros, é uma insensatez. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em nota, afirma que este posicionamento é muito grave e que o país necessita de lideranças sérias. 

O momento a ser enfrentado exige sim, equilíbrio e serenidade. Mas acima de tudo, exige forte ação de todas as autoridades, com decisões uniformes, despidas de qualquer ideologia, com um único objetivo: proteger a saúde de todos os brasileiros e brasileiras. É isso que o povo brasileiro espera de seus governantes. 

A direção da Amupe conclama todos os prefeitos, prefeitas e população em geral para firmes, seguirmos as medidas adotadas pelo governo do nosso Estado. As medidas preventivas e restritivas adotadas pelas autoridades a nível mundial é a única proteção da nossa vida e da nossa população. Defendamos nosso povo. Sigamos protegendo nossas crianças, nossos jovens e idosos. Foi este o compromisso que assumimos quando eleitos e é isso que nosso povo espera de nós.

José Coimbra Patriota Filho