Por Naldinho Rodrigues*

O nosso homenageado de hoje é Antonio Damião da Silva, ou simplesmente Tony Damito. Foi um cantor brasileiro de música brega que obteve sucesso nas décadas de 1970 e 1980.

Cantor e compositor com mais de 500 músicas gravadas por quase todos os colegas da nossa música popular a exemplo de Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, Joana, Tião Carreiro e Pardinho, Altemar Dutra, Paulo Sérgio, Lourenço e Lourival, Waldick Soriano, Lindomar Castilho, Nalva Aguiar, Jacó e Jacozinho, Chico Rey e Paraná, Cascatinha e Inhana, Ângelo Máximo, Carmem Silva, As Marciana e outros.

Tony Damito também fez sucesso gravando várias canções, como “Atenda o Telefone”, “Casaco de Pele”, “Capela”, Toma Juízo Menina”, “Onda Ana Juliana” e Beleza não Põe na Mesa”. Entretanto, seu maior sucesso foi, indiscutivelmente, a música “Não vá Embora” que, no ano de 1977, entrou nas paradas de sucesso e até hoje é conhecida do grande público.

O disco que trazia essa canção chegou a alcançar a marca e 2 milhões de cópias vendidas. Ídolo dos anos 80, com visita permanente na TV, Tony Damito passou pelos programas de Chacrinha, Silvio Santos, Bolina, Clube dos Artistas, Faustão, Gugu, Raul Gil, Carlos Aguiar, Ratinho, Globo de Ouro e outros.

Gravou pela Caravelle, CBS e Copacabana. Porém, Discos de Ouro, Platina e Diamantes, shows e badalações e de repente tudo parou. Tony Damito justifica: “Deus tinha um propósito para minha vida. Permitiu que eu levasse um grande tropeço. Cujo testemunho está sendo contado em livro, livreto e discos explicando o motivo da minha conversão”.

Antes de alcança a fama, Tony Damito foi motorista do então cantor também já falecido Paulo Sergio que, quando soube que ele era cantor deu-lhe a maior força.

Tony Damito tornou-se evangélico, com sua vida inteiramente voltada à religião, atuando em igrejas e eventos evangélicos. Chegou a gravar músicas gospel em um CD de 2004.

Tony Damito nasceu na cidade mineira de Dom Silvério, no dia 27 de setembro de 1940 e faleceu em abril de 2004 na cidade de Camboriú, (Santa Catarina). No encontro dos Gideões Missionários da Última Hora. Tony Damito residia na cidade de Salto (SP), e faleceu de causas naturais  e deixou 3 filhos de então 9, 19 e 20 anos.

Tony Damito faleceu aos 64 anos de idade e deixou como sua maior de sucesso a música “Não vá Embora”. E é com ela mesmo que a gente vai curtir, para matar as saudades dessa joia brasileira que nos deixou… NÃO VÁ EMBORA…

*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o Passado pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos das 5 às 8 da manhã.