Posse presidente da Codevasf - Foto: Adalberto Marques

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participou nesta quarta-feira (28), da solenidade de posse do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Andrade Moreira Pinto. Participaram também da cerimônia os senadores Roberto Rocha (MA) e Ciro Nogueira (PP), além de diversos deputados federais e estaduais.

“A Codevasf é uma empresa de números enormes, que tem corpo técnico de excelência diferenciada. Me orgulho muito da companhia e sei que podemos fazer muito mais. Apesar de a área de atuação da Codevasf ter sido ampliada, a região prioritária ainda é o Nordeste. E sem as ações da empresa, hoje, os estados nordestinos seriam menos desenvolvidos. Portanto, a responsabilidade é gigantesca”, destacou o ministro Gustavo Canuto.

O diretor-presidente Marcelo Moreira destacou a importância da Codevasf na melhoria da qualidade de vida da população dos municípios atendidos. “A empresa está a 45 anos transformando a vida de milhares de brasileiros em vários estados. As iniciativas implementadas pela Codevasf em mais de 1.600 municípios valorizam as características e potencialidades locais, geram emprego, renda e desenvolvimento à população. São ações nas áreas de agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas e oferta de água para a garantia de segurança hídrica”, ressaltou em seu discurso de posse.

Currículo

Marcelo Andrade Moreira Pinto é natural de Salvador (Bahia), tem 36 anos, é engenheiro civil graduado pela universidade federal da Bahia. Possui, também, especialização em controladoria e finanças pelo Instituto Fipecafi e MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Oriundo da iniciativa privada, atuou em diversos projetos nos segmentos de obras prediais, abastecimento de água, mineração e mobilidade urbana nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão e Pará, sempre exercendo funções técnicas e de gestão.