Depois do plano de convivência para a reabertura do comércio, a Prefeitura de Tabira anunciou a volta da feira de frutas e verduras para a próxima quarta-feira, dia 08 de julho. 

A decisão foi tomada em conjunto pelo Gabinete do Prefeito, secretarias de Saúde, Finanças, Obras, Administração, Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica, Guarda Municipal e Defesa Civil. 

Em entrevista a Rádio Cidade FM os secretários de Obras, Claudio Alves, e de Saúde, Zeza Almeida, anunciaram a retomada da feira: local do pátio, açougue público; na entrada, as barracas de caldo de cana e lanche; espaçamento de 2m entre as bancas; todas as bancas terão que disponibilizar álcool em gel para os clientes e vendedores; todos os vendedores deverão usar mascaras de forma adequada; o cliente somente será atendido se estiver utilizando máscara; a feira será composta apenas por feirantes de Tabira e aquele que pegar mercadoria de vendedores de outros municípios será penalizado; feira dos atacadistas na madrugada da segunda para terça-feira terá que respeitar todo protocolo de higiene com mascara e álcool em gel. 

Os secretários informaram que a feira de gado ainda não tem data para ser retomada. 

Provocada a falar sobre o crescimento da taxa de contaminação nos últimos dias, a secretária de Saúde, Zeza Almeida, atribuiu aos festejos juninos: “O Mapa Epidemiológico tem dado sinais de que a liberação das fogueiras na zona rural não foi uma boa ideia. E os números comprovam isso, uma vez que o vírus leva de 7 a 14 dias para contaminar”, disse Zeza.

Ela também reclamou da falta de consciência das pessoas, ao citar que no Povoado da Borborema existiam famílias contaminadas que permaneciam em casa sem buscar os serviços de saúde.

As informações foram repassadas ao Blog PE Notícias pelo comunicador Anchieta Santos, das rádios Pajeú FM, e Cidade FM, de Tabira.