A Prefeitura de Afogados da Ingazeira entregou kits para instalação de Laboratório de Robótica na Escola Municipal Dom Mota. Os kits são um estímulo aos alunos afogadenses que vem obtendo excelentes notas nas últimas edições da Olimpíada Nacional de Robótica. Além da Escola Dom Mota, também serão instalados laboratórios na Escola Municipal Padre Carlos Cottart, ambas com ensino integral e semi-integral, e também na Escola Municipal Maria Giselda Simões.  

Os kits contem softwares para computadores, cadernos de atividades, equipamentos de conexão USB, cabos de conexão eletrônica, placas de sistema, placas para display e peças em Lego para a criação de projetos em robótica. 

Durante a entrega, o prefeito José Patriota, cumprindo agenda médica no Recife, foi representado pelo vice-prefeito Alessandro Palmeira. Além do laboratório, ele também entregou medalhas e certificados aos alunos e alunas do 5º e 6º ano que se destacaram na edição do ano passado da Olimpíada Brasileira de Robótica. A Escola obteve duas medalhas de bronze (Sabrina Emanuele Costa e Heitor Amaral), três de prata (Edcarlos Silva Lima, George Lucas Queiroz e Marlene Vitória) e uma medalha de ouro, para o aluno Micael Eleaquim.  

Para Alessandro Palmeira, é importante reconhecer o apoio que os pais dão na trajetória educacional dos filhos, acreditando na qualidade do ensino ofertado em Afogados. “Nós só temos que agradecer, pois esse incentivo é muito importante para o desenvolvimento educacional de nossas crianças. E esse é um momento muito importante para a educação de Afogados, com entrega de medalhas aos nossos talentos, que disputaram com mais de duzentas mil crianças de todo o Brasil, e deram o seu melhor, para que pudéssemos estar hoje vivenciando essa conquista tão importante,” avaliou Palmeira.  

Segundo a secretária Municipal de Educação, Veratânia Moraes, a instalação desses laboratórios está planejada desde a primeira participação dos alunos na primeira Olimpíada Nacional de Robótica. “Dois (kits) serão como complemento na carga horária das escolas e um irá para a Escola Gizelda Simões como uma forma de incentivo, não para competição, mas para estimular o interesse das crianças nesse mundo tão fascinante que é a robótica,” finalizou a secretária.  

Os demais laboratórios deverão ser entregues na próxima semana, com agenda a ser divulgada posteriormente. Com informações do comunicador Anchieta Santos, das rádios Pajeú FM, e Cidade FM para o Blog PE Notícias.