Sertânia é a pioneira no uso de sistema de leitura de placas em tempo real    — Foto: Prefeitura de Sertânia/Divulgação

O município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, será o primeiro do estado a usar energia solar nas câmeras de segurança e também o pioneiro, em Pernambuco, no uso de sistema de leitura de placas em tempo real. O sistema acionará um alerta para a guarda municipal com veículos, carros e motos com restrição de roubo, clonagem, débitos. O sistema trabalhará online em parceria com o Detran-PE, Secretaria de Segurança Social e Polícia Rodoviária Federal.

Todo o sistema de segurança da cidade funcionará por meio de duas Centrais de videomonitoramento, que serão instaladas uma na Guarda Civil Municipal e outra na Companhia de Polícia Militar. Juntas elas irão trabalhar 24 horas por dia.

Neste primeiro momento serão implantadas 27 câmeras de monitoramento fixas e nove móveis com alta resolução e com ângulos de 180 graus, nas principais ruas e avenidas de Sertânia e nos acessos de Arcoverde, Custódia e Monteiro.

As diversas câmeras serão monitoradas por meio de duas centrais de monitoramento de última geração com equipamentos e sistemas para controle e operação de todos os equipamentos instalados, incluindo transmissão de imagens para emissoras de TV, visualização de imagens via smartphones ou tablets, disponibilização de sistema para alerta de congestionamentos e de cerco eletrônico com alerta de irregularidades de veículos.