Toyota Prius 2019. Fotos: Toyota/Divulgação

A Toyota inicia as vendas do híbrido Prius. O modelo eletrificado chega em agosto nas concessionárias brasileira. Com novidades no visual, maior espaço no porta-malas e uma nova central multimídia, o volumes três parte de R$ 128.530, ainda como o híbrido mais barato do país.

Com um desenho sempre controverso (tem gente que gosta, tem gente que não), o novo Prius conta com linhas mais suaves. As lanternas e os faróis foram redesenhados. Além disso, agora, o híbrido tem acabamento interno em preto no painel e as rodas foram escurecidas.

Outra novidade é o ganho de espaço no porta-malas. O novo Prius conta com um estepe temporário, e não mais um normal, o que gerou um aumento de 30 litros, totalizando 442 litros de espaço para bagagem. 

A central multimídia é a mesma que equipa os utilitários Hilux e SW4. A tela de sete polegadas tem capacidade de reconhecer dois toques simultâneos. Entre as funcionalidades, ela conta com TV Digital, conexão Bluetooth, GPS integrado e conectividade via wi-fi com tecnologia Miracast. 

O Prius é equipado com um motor 1.8 a gasolina e outro elétrico. A potência combinada dos dois é de 122 cavalos. O conjunto elétrico é capaz de reduzir 54% do gasto de combustível. O consumo, segundo o Inmetro, é de 18,9km/l na cidade e 17km/l na estrada. 

Por não ser um plug-in, o Prius não utiliza carga externa, ele capta a energia cinética produzida pela frenagem e transforma em energia elétrica, que é armazenada na bateria do motor elétrico. Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.

O híbrido japonês vem com ar-condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, carregador de celular sem fio, freio de estacionamento eletrônico, head-up display, abertura das portas e partida dos motores sem a chave e monitoramento de pressão dos pneus. 

Na parte da segurança, ele vem com sete airbags, controles de tração e estabilidade, faróis de neblina dianteiros e traseiros em LED, freio a disco nas quatro rodas, sensor de chuva, câmera de ré e quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport.

Como de costume, o Prius conta com garantia de oito anos para o sistema híbrido (bateria, inversor/conversor e módulos de controles da bateria híbrida e de energia). O resto do veículo conta com garantia de três anos.