Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira (18), já às 7h, a distribuição da vacina contra a Covid-19 para todos os estados. O ministro Eduardo Pazuello confirmou neste domingo (17) a distribuição da vacina contra a Covid-19, junto com os governadores dos estados.

Os voos em aviões da Força Aérea Brasileira partirão de São Paulo e transportarão cerca de 44 toneladas no total, inicialmente para o Distrito Federal e para as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Os demais estados também receberão vacinas, mas por outros meios, especialmente voos de empresas de aviação civil.

O evento será realizado no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, São Paulo. A distribuição será iniciada menos de 24 horas depois que a agência reguladora Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca, solicitado pelo Butantan e a Fiocruz, respectivamente.

O Ministério da Defesa confirmou que os voos partirão de São Paulo em aeronaves KC-390 Millennium,  e C-105 Amazonas. Uma aeronave C-97 Brasília também será utilizada a partir da cidade de Manaus (AM) para Tabatinga (AM).