Serra Talhada sediará Fórum Cultura Viva no Sertão nos dias 11 e 12 de abril

A Terra de Lampião será a Capital da Cultura Viva nesse final de semana, com a realização do Fórum Cultura Viva no Sertão – O Sertão de Pernambuco, que reunirá Pontos de Cultura dos sertões do Estado, com presenças de representações do Ministério dá Cultura e Secretaria de Cultura do Estado, além de várias entidades do segmento artístico.

O Fórum Cultura Viva no Sertão, acontecerá no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, nos dias 11 e 12 de abril, reunindo pesquisadores, representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todo o Sertão de Pernambuco para fortalecer a atuação em rede, debater diretrizes culturais estratégicas e elaborar propostas para subsidiar as políticas públicas de Estado.

“Com esta ação do Pontão de Cultura Cabras de Lampião a cidade reafirma seu compromisso de estar inserido nos debates nacionais acerca das políticas públicas de cultura, contribuindo com os debates e formulações de ideias”, explica Cleonice Maria, presidente da OSC Cabras de Lampião.

Na programação haverá as mesas de conversas com representantes do Ministério da Cultura e Secult/PE. Será um momento de celebração, articulação, mobilização e participação da sociedade civil no âmbito da Política Estadual e Nacional da Cultura Viva. E na ocasião será criada a Rede Sertão Cultura Viva de Pontos e Pontões de Cultura.

“A Rede Sertão Cultura Viva do Pontos de Cultura irá possibilitar ações em forma coletiva, visando a formação e capacitação, além de ser uma ferramenta de proteção à nossa identidade cultural”, explica Karl Marx, Produtor dos Cabras de Lampião.

“O Sertão de Pernambuco é um palco na diversidade, aqui temos todas as matrizes e linguagens artísticas, com um excelente nível de qualidade, que faz pulsar e fortalecer a identidade brasileira, portanto, esse Fórum vai reafirmar o Cultura Viva a a importância de sua política”, celebra Anildomá, da equipe de produção dos Cabras de Lampião.

Confira a programação:

Sábado (11), de abril de 2026

Das 14 às 17h – Credenciamento

Das 16 às 17:30h – Oficina “Protocolo da Cultura, Território e Justiça Climática – Construção comunitária de planos e práticas para cuidado territorial diante de emergências climáticas”, com Claudio Paolino e Marjorie Botelho, do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar – Bom Jardim / Rio de Janeiro

19h30 – Solenidade de Abertura.

  • Apresentação do Ponto de Cultura Herdeiros do Xaxado;
  • Palestra com Leandro Anton, Coordenador Geral de Articulação da Cultura Viva, do Ministério da Cultura, com o tema “Cultura Viva: Missão Social, Cultural e Política dos Pontos de Cultura”;
  • Apresentação do Ponto de Cultura Gilvan Santos.

Domingo (12), de abril de 2026

8h30 – Mesa de Debates com convidados, com o tema “Políticas Públicas de Cultura e os Editais Cultura Viva/Pnab 2026”, com Luciana Lima, Coordenadora do Cultura Viva, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Anildomá Willans de Souza, do Pontão de Cultura Cabras de Lampião.

10h30 – Mesa de Debates com convidados, com o tema “Resistência Cultural: “O papel da cultura popular na manutenção das tradições e no fortalecimento do Cultura Viva”, com Feliciano Félix, do Escritório do Minc/PE e Karl Marx, ator e produtor do Pontão de Cultura Cabras de Lampião e Fernando Ferro, ex-deputado Federal.

14h – Mesa de Debates com convidados, sobre “O que é a Rede dos Pontos de Cultura do Sertão”, com Cleonice Maria e Karl Marx, produtores do Pontão de Cultura Cabras de Lampião.

15h – Escolha dos representantes dos Pontos e Pontões de Cultura para formar a Comissão da Rede Sertão Cultura Viva.

16h – Apresentação do Ponto de Cultura Mistura Pernambucana.

16h30 – Encerramento.