
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para 39 cidades da região Agreste de Pernambuco. Os avisos são classificados como “Perigo Potencial” e “Perigo” de chuvas intensas (confira municípios abaixo).
De acordo com o Inmet, os alertas foram emitidos no final da tarde desta terça-feira (02) e podem ter validade até esta quarta-feira (03), com possibilidade de renovação. A depender do nível do alerta, a chuva pode atingir 100 milímetros por dia e os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora.
Alerta Amarelo
O alerta tem grau de severidade classificado como “perigo potencial”. A chuva deve ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos serão intensos e podem variar entre 40 a 60 quilômetros por hora. Existe o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Os municípios notificados foram:
- Agrestina
- Água Preta
- Altinho
- Amaraji
- Barra de Guabiraba
- Belém de Maria
- Bezerros
- Bonito
- Camocim de São Félix
- Canhotinho
- Caruaru
- Casinhas
- Catende
- Cortês
- Cumaru
- Cupira
- Frei Miguelinho
- Gravatá
- Itambé
- Jaqueira
- Jurema
- Maraial
- Palmares
- Panelas
- Passira
- Quipapá
- Riacho das Almas
- Sairé
- Santa Maria do Cambucá
- São Benedito do Sul
- São Caitano
- São Joaquim do Monte
- Surubim
- Taquaritinga do Norte
- Toritama
- Vertente do Lério
- Vertentes
- Vicência
- Xexéu
Alerta Laranja
O comunidade publicado pelo Inmet teve início às 15h desta terça-feira e validade até às 23h59 desta quarta-feira. De acordo com o instituto, a chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora e pode chegar a 100 milímetros por dia. Os ventos poderão chegar a 100 quilômetros por hora. Há o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Os municípios notificados foram:
- Água Preta
- Cortês
- Gravatá
- Passira
- Vicência
Veja orientações
- Evite enfrentar o mau tempo;
- Observe alteração nas encostas;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).



