
O depoimento do ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques na CPMI do 8 de Janeiro já durava pouco mais de uma hora, nesta terça-feira, quando a reunião teve que ser suspensa temporariamente por causa de um intenso bate-boca entre a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, e o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA), bolsonarista que não integra o colegiado.
Eliziane cobrou que Vasques respondesse “sem enrolar”, o que provocou protestos de parlamentares da oposição. “Agora eu não vou permitir é que um depoente venha pra cá e tente tripudiar sobre esta relatoria”, declarou a senadora.
No plenário, Éder Mauro começou a gritar, fora do microfone, contra a manifestação da relatora, ao que ela disse que não iria aceitar que parlamentar nenhum tentasse cercear sua voz.
“Deputado, vossa Excelência nem é integrante desta comissão, então simplesmente se cale, se cale, porque, neste momento, quem está falando aqui é a relatoria da comissão, e eu não vou aceitar nem você e nem ninguém. Vá gritar em outro lugar, aqui não, deputado. Respeite esta comissão”, bradou Eliziane.
O deputado insistiu nos gritos e ela complementou:
“Cale sua boca, respeite a comissão. Cale a boca! Cale a boca você, deputado. Vossa Excelência, eu não vou me submeter a esse tipo de agressão aqui na comissão. Cale a boca você”.
O presidente da CPMI, deputado Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA) então suspendeu os trabalhos da comissão por cinco minutos.



