/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/S/F/lFn8gEQJ26bGW5hWiE0g/108439452-pa-brasilia-df-11-09-2024-presidente-lula-e-primeira-dama-janja-participam-da-cerimonia.jpg)
Por Lauro Jardim/O Globo
Janja não foi uma figura presente entre candidatos e candidatas do PT às eleições municipais deste ano. Sempre engajada em pautas do governo e do partido, a primeira-dama ficou quase fora de compromissos e propagandas das campanhas, na TV e nas redes sociais.
Em julho, cerca de 150 pré-candidatos petistas esperaram por uma chance de tirar fotos publicitárias com Janja, num ensaio protagonizado por Lula em Brasília. Embora tenha sido anunciada, ela não apareceu, já que se recuperava de um procedimento estético. As imagens foram feitas sem Janja.
Assim, apenas duas candidaturas contaram com endosso objetivo da mulher de Lula.
Em São Paulo, Guilherme Boulos, do PSol, contou com Janja no horário eleitoral e numa agenda às vésperas do primeiro turno para prefeito. No Rio, uma candidata a vereadora do Complexo do Alemão, a ativista Camila Moradia, foi a única candidata do PT ao Legislativo apoiada por Janja no país.
Disse Janja ao lado de Camila, no vídeo publicado pela então candidata em 18 de setembro.
— Eu tô aqui com a minha amiga Camila Moradia, moradora do Complexo do Alemão. A gente se conheceu em 2022, na campanha do presidente Lula (…). Ela tá concorrendo a vereadora e eu tô muito feliz, muito orgulhosa da caminhada que ela tá fazendo (…). Vote Camila Moradia!
O pedido de Janja não surtiu efeito. Nem mesmo com o reforço de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que também apoiou Camila. A candidatura somou apenas 2,7 mil votos. A petista foi a 20ª mais votada pelos cariocas na federação de PT, PCdoB e PV. Ficou só com uma suplência.



